segunda-feira, 1 de junho de 2015

COMO FAZER UM FILTRO DE ÁGUA CASEIRO EM CASO DE ESCASSEZ


O consumo de água é necessário para a manutenção da vida humana. Isso porque, o recurso ajuda a evitar algumas doenças, como o cálculo renal, infecção de urina, entre outras. No entanto, para a eficiência é preciso que a água seja tratada. Com o desenvolvimento da tecnologia, técnicas de tratamento foram criadas e aprimoradas. A água doce, em sua maioria, é captada em rios, lagos e barragens, conduzida até estações e tratada de forma a torná-la própria para o consumo. Dentre as técnicas usadas para tratamento estão a fervura (o aquecimento mata grande parte dos microrganismos responsáveis por doenças), a filtração (etapa preliminar que reduz a quantidade de sólidos) e a desinfecção (com a aplicação de cloro ou hipoclorito de sódio, desinfetante usado para purificar a água de consumo humano). Com isso para se preparar para futuras crises hídricas, é importante estar preparado para captar toda a água disponível. Por isso propormos a elaboração de um filtro caseiro feito com garrafa PET, algodão, areia, carvão e cascalhos, sendo uma alternativa rápida, fácil e barata.

MODO DE FAZER


Materiais necessários:

- 1 garrafa PET de 2 litros
- pequena porção de algodão
- carvão triturado
- cascalhos
-areia

COMO FAZER

- Corte a garrafa PET 2 litros ao meio
- No gargalo (bico) coloque algodão até forrar todo espaço da tampa
- adicione uma camada de 5 cm de areia
- adicione uma camada de carvão
- alternar as camadas até o preenchimento deixando 10 cm do topo
- completar os 10 cm finais com cascalhos
- após despejar a água pelo filtro 



OBSERVAÇÕES

Cuidados
  1. §  Esse tipo de filtro remove a contaminação de produtos químicos, orgânicos e sólidos, mas não bactérias. Estas constituem um problema grave, se o fornecimento local de água tratada falhar. Para remover as bactérias, ferva a água antes de colocar no filtro, ou adicione gotas de cloro para descontaminá-la após a filtração. Evite clorar a água antes de colocá-la no filtro, pois isso degrada o carvão mais rapidamente.
  2. §  Use apenas carvão de madeira real. A maioria dos carvões comuns usados em churrascos de quintal não funcionará em um filtro e poderão conter substâncias tóxicas.
  3. §  Todos os filtros tem um tempo de utilização finito, lembrando-os que mesmo os filtros comerciais necessitam de uma limpeza ou até mesmo trocas periódicas. Portanto, esse filtro é apenas uma alternativa temporária.


 TURMA 3276 FENOMENOS DE TRANSPORTE 1 (SEXTA-FEIRA)
Equipe: Marwim da S. Duarte Oliveira
Felipe Figueiredo
Emanuel Macari dos Santos