quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Túnel de vento e suas aplicações na engenharia civil.


Túneis de vento são instalações destinadas a simular e estudar o efeito do movimento de ar sobre ou ao redor de objetos sólidos, como carros, aviões, foguetes entre vários outros equipamentos, e assim poder submete-los a testes para adquirir uma melhor aerodinâmica. Assim como na industria automotiva e aeronáutica, na engenharia civil os tuneis de vento são utilizados para a determinação de parâmetros nos projetos de edifícios, pontes, antenas e outras estruturas de construções civis.


  "O túnel de vento é uma ferramenta que simula o vento característico das cidades em escala reduzida para ensaio de edificações." diz Gilder Nader, Responsável pelo túnel de vento do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) na cidade de São Paulo.

  Geralmente esses ensaios são realizados para construções de edifícios altos e esbeltos, edificações curvas com formas inovadoras, estrutura de estádios de futebol e pontes estaiadas e nseis, esses ensaios são de grande importância se não obrigatórios, para dar uma maior segurança ao engenheiro estrutural.

  Esses tipos de obras citadas a cima estão fora da norma que determina as configurações do projeto arquitetônico, que rege a ação do vento sobre a estrutura das edificações, a NBR 6123/1988. A norma fornece coeficientes confiáveis para construções em planta quadrada ou retangular.

  Além dessas aplicações, que têm um foco mais voltado para estudo e testes, esses túneis também são utilizados como um meio de entretenimento por algumas empresas. Exemplos disso são as estruturas que permitem simular situações de queda livre e planação no ar.


Gustavo Vieira da Silva.

  Referencias.

Site - Engenharia estrutural e construção civil.
Disponível no link: https://construcaocivilpet.wordpress.com

Site - Téchne engenharia.
Link:  http://techne.pini.com.br/engenharia-civil

quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Transposição de Rios - Alunos: Arthur D. F. Maiato e João Luís Simon

Transposição de Rios

          Diante da escassez de água em algumas partes do mundo, diversas estratégias foram criadas para garantir o acesso da população a esse recurso. Dentre essas estratégias, destaca-se a transposição de rios, que possui como objetivo principal levar água de um lugar rico para outro pobre nesse recurso.
          A transposição de rios é realizada desde a Antiguidade, porém tem se intensificado hoje em dia em razão da falta de água para a população e para os animais. Apesar de a ideia parecer simples e justificável, os danos ambientais causados pela transferência de água de uma região para outra são imensos.
          Dentre os impactos ambientais mais significativos, podemos citar o desmatamento. De uma maneira geral, as obras de transposição são grandes e ocupam diversos hectares de terra para o andamento do projeto. Essa destruição da fauna e flora resultante do desmatamento causa um enorme impacto ambiental, podendo acelerar o processo de extinção de muitas espécies.
          Além de matar várias espécies, a transposição acaba impedindo a migração de alguns animais entre ambientes, que até então eram bem preservados. Apesar de a maioria das obras prever a realização de pontos de ligação entre um ambiente e outro, muitas vezes essa alternativa acaba não sendo viável, levando a uma redução da biodiversidade.
          A destruição de habitat provocada pelo desmatamento pode colocar em risco também a saúde de uma população, uma vez espécies saem dos seus locais de origem e podem invadir a casa dos moradores daquelas áreas. Aranhas, cobras e escorpiões, por exemplo, podem provocar sérios acidentes ao procurarem nova moradia.
          O desmatamento também pode agravar o problema da desertificação em algumas áreas. Esse é um ponto muito debatido por pesquisadores que analisam a Transposição do Rio São Francisco, uma vez que existem áreas onde esse processo está bastante avançado. Nesses pontos, é impossível plantar espécies nativas, o que dificulta os planos do governo de minimização dos impactos ambientais.
          A transposição de rios também favorece o surgimento de processos erosivos, principalmente em áreas que já sofrem com a desertificação, como é o caso do Nordeste brasileiro.
          As comunidades biológicas aquáticas também são afetadas pela mudança do curso dos rios, principalmente as das bacias receptoras. Normalmente, espera-se que haja uma modificação de toda a composição dessas comunidades e uma diminuição do número de espécies. O risco decorrente da introdução de espécies exóticas também é um ponto a ser analisado.
          A poluição também está entre os problemas ambientais decorrentes da transposição de rios. Os novos canais atraem a população e indústrias, que acabam lançando dejetos na água, provocando a poluição.
          Além de todos os impactos ambientais negativos gerados por essas obras, os projetos de transposição afetam também a vida social de toda a população dessas áreas e nem sempre de uma maneira benéfica. Sendo assim, é fundamental que a população conheça bem as obras de transposição e analisem todos os impactos que elas causarão em suas vidas e no meio ambiente.

Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Transposição_do_rio_São_Francisco
               alunosonline.uol.com.br/biologia/impactos-ambientais-negativos-transposicao-rios.html
               www.pensamentoverde.com.br/.../quais-as-consequencias-da-transposicao-do-rio

terça-feira, 1 de novembro de 2016

Túnel de Vento

Túnel de Vento           


Os túneis de vento nada mais são do que estruturas que propiciam a simulação do comportamento do ar em relação a diversos tipos de objetos, como aviões, carros e até mesmo na construção civil. A instalação permite observar o movimento do ar ao redor dos itens inseridos dentro dele, o que não é possível realizar facilmente em uma situação normal, por exemplo, quando uma aeronave está em pleno vôo.






Além dessas aplicações, que têm um foco mais voltado para estudo e testes, esses túneis também são utilizados como um meio de entretenimento por algumas empresas. Exemplos disso são as estruturas que permitem simular situações de queda livre e planação no ar.

No meio comercial, esse tipo de construção é utilizado para testar o comportamento de automóveis, simulando-os em alta velocidade. Exatamente por conta disso, esses túneis também são empregados em larga escala por várias escuderias da Fórmula 1, permitindo a criação de carros mais estáveis e mais rápidos apenas por meio de alterações na aerodinâmica.


Aplicação feita pela NASA


Como a instituição-modelo em relação a tecnologias relacionadas a aeronaves e suas variações, a NASA também possui estruturas específicas para testar os seus projetos utilizando túneis de vento, que simulam a geração de ventos a velocidades absurdas.

As instalações utilizadas pela NASA permitem que os engenheiros controlem as condições que afetam diretamente a aeronave. Essas estruturas puxam o ar externo jogando-o para dentro da área de testes e, então, empurram o vento para fora novamente, fazendo com que seja gerada uma recirculação de ar dentro do túnel.







Esquema mostra o projeto de um dos túneis de vento utilizados pela NASA



A figura acima demonstra a estrutura de um túnel de vento usado pelos especialistas da companhia. O grande ventilador (”Fan”), por meio do seu motor (“Drive Motor”), faz com que a circulação do ar se mantenha ativa.

Para você tenha uma noção real do tamanho dessa estrutura, compare o gerador de ventos (“Fan”) com o pequeno desenho chamado de “Model” nesta figura: ele representa a aeronave em teste. Todos os dados coletados são transmitidos para a sala de controle (“Control Room”), onde os engenheiros se encontram.


Segue o link de um video explicando detalhadamente como funciona o túnel de vento: https://www.youtube.com/watch?v=-DdSFoP58LI


Referências: http://www.tecmundo.com.br/
                     https://www.youtube.com


Aluno: Ricardo Citadin;




Vídeo - Verificando a pressão, e a vazão da bomba de combustível. Vale a pena conferir.



Referências:
Carros Infoco, Injeção eletrônica bomba de combustível. Disponível em: <  http://www.carrosinfoco.com.br/carros/2013/08/injecao-eletronica-bomba-de-combustivel/ >. Acesso em 26 de outubro 2016

Schneider Motobombas, Disponível em: < http://www.schneider.ind.br/media/204798/manual-geral-de-instru%C3%A7%C3%B5es.pdf >. Acesso em 28 de outubro de 2016.
Verifique a pressão, e a vazão da bomba de combustível!
Túnel de Vento

   Túnel de Vento surge para simular os deslocamentos de ar para que possam ser analisados os seus comportamentos e determinar os efeitos do peso do vento em relação aos objetos sólidos. Os ensaios realizados aumentam a confiabilidade do calculo estrutural de um projetista, não só a confiabilidade como também determinar a atuação de edificações próximas, verificação da ventilação interna dos ambientes e avaliar a qualidade do ar interno.
   Relacionando Túnel de Vento com Fenômenos de Transporte, percebemos que o estudo de fenômenos está elencado com a utilidade do túnel de vento, uma vez que a matéria estuda como a quantidade de movimento, energia, massa é transportada por um meio, analisando seus efeitos nas estruturas experimentadas.



  Na engenharia civil, túnel de vento é um excelente aliado, já que a ação dos ventos é um dos fatores mais significativos a serem considerados no dimensionamento de estruturas e coberturas de construções. Os ensaios das estruturas com o túnel de vento são realizados em formatos reduzidos para cimentar com mais segurança o dimensionamento das estruturas.
  Os impactos dos ventos em fachadas de edificações podem resultar em efeitos indesejáveis para o projeto e para os usuários, também podendo causar danos á cobertura, especificamente em grandes superfícies inclinadas.

Assista o vídeo explicativo em: https://www.youtube.com/watch?v=a9cT77hsOpU

Referencias:
http://techne.pini.com.br/engenharia-civil/208/como-funciona-o-tunel-de-vento-do-ipt-319316-1.aspx
http://www.ipt.br/noticia/531-arena_mt_no_tunel_de_vento.htm
https://www.youtube.com/watch?v=a9cT77hsOpU

Alunas: Josglyne Böger Rodrigues e Iara Santos Arceno

Alunas Daiani Kuhnen e Bruna Silva de Carvalho