segunda-feira, 19 de junho de 2017

Bomba Periférica



 Bomba Centrifuga  Periférica



   A mais barata e com menor capacidade de sucção (vazão), porém com maior pressão que a centrífuga. Trabalha acima do nível do solo, e não deve ser utilizada em profundidades superiores a sete metros, É indicada para poços, pois trabalha em alta pressão e seu desempenho é melhor transferindo baixos volume de água, É uma das bombas que necessitam da instalação da válvula de retenção, que não permite que a água retorne ao reservatório de origem.

Este tipo de bomba é muito utilizado onde há risco momentâneo de falta repentina de abastecimento de água, onde ocorre à formaçao de bolhas no ar, ele rapidamente elimina o ar e mantém o abastecimento normalizado.
Em relação à distância e altura de recalque, é preciso verificar a tabela de cada fabricante, porém em geral a altura manométrica de recalque dessas bombas é de 10 metros. É ideal que você construa uma cisterna o mais próximo possível do hidrômetro, isso facilitaria o abastecimento, diminuindo a perda de pressão de entrada de água, aí sim você poderia instalar uma dessas bombas na cisterna, que conduziria a água para o reservatório mais próximo, não interferindo na pressão da rede de abastecimento da concessionária local. Sua aplicação é ideal para transferência de água limpa e isenta de sólidos de: cisternas, rios, reservatórios, e no abastecimento de residências, indústrias, no campo em pequenas irrigações, principalmente em sistemas que necessitem de maior pressão. Utilizada para maior altura (pressão). Foram projetadas para transportar líquidos (sem partículas sólidas) e serem utilizadas na indústria em geral, onde são necessárias pressões até 85 mca e vazões baixas. Em geral está bomba é semelhante à bomba auto-aspirante, porém com a capacidade manométrica bem maior do que as bombas comuns também não necessitam de válvula de pé.

Fonte: Googles imagens
Instruções para acionamento da bomba


  Antes de conectar a tubulação à bomba, preencher com água todo o corpo da bomba. E após conectar a tubulação a bomba, preencher toda tubulação de água. Nunca deixe sua bomba operar sem água em hipótese alguma, caso isso aconteça você poderá perder a garantia da mesma. Antes de ligar, verifique se você está conectando o aparelho na voltagem correta, pois esta bomba não é bivolt. Verifique toda instalação de água (se há vazamentos) antes de ligar, e só após essa verificação ligue a bomba.






Referencia

https://www.foxlux.com.br/produto/bomba-dagua-periferica/

http://www.ferrarinet.com.br/bomba-de-agua-perifrica/
http://www.leroymerlin.com.br/dicas/conheca-os-diferentes-tipos-de-bombas-dagua/
http://www.fazfacil.com.br/reforma-construcao/diferencas-entre-bombas-agua/
http://www.blogtorchtools.com.br/saiba-qual-a-diferenca-entre-as-bombas-de-agua/
http://www.cesarnatal.com.br/bombas-dagua/bomba-autoaspirante-periferica-famac.html


Aluno: Gabriela Correa Boettger

3 comentários:

  1. GOSTARIA DE SABER COMO FAÇO PARA AJUSTAR A CORRENTE DO MOTOR QDO TENHO ALTURA MANOMETRICA BAIXA E VAZAO ALTA ,DEVO REDUZIR O DIAMETRO DO ROTOR ,OU BAIXAR A ROTAÇAO DO MOTOR COM USO DE UM DRIVE ,OU FECHAR A SAIDA DE PRESSAO COM UMA VALVULA???

    ResponderExcluir
  2. Poço artesiano o que é? alguém pode indicar uma página que explique em detalhes? Preciso

    ResponderExcluir
  3. Acompanho sempre esse blog, infos úteis para a Manutenção preventiva poço artesiano, muito útil, bem bacana amigo, recomendo

    ResponderExcluir