terça-feira, 13 de novembro de 2012

ESCOAMENTOS

Tipos e Regimes

Postado por: Amanda Brasiliense, Marcelle Oriano e Suyane Fabre.


Os escoamentos estão sujeitos a determinadas condições gerais, princípios e leis da dinâmica e à teoria da turbulência. Os principais tipos de fluxos: laminar, turbulento, unidimensional, bidimensional, rotacional, irrotacional, permanente, variável, uniforme, variado, livre, forçado entre outros, a classificação do escoamento, matematicamente, dá-se aos cálculos dos coeficientes adimensionais, cujo encontramos na mecânica dos fluído.


O vídeo a seguir, explica a classificação de cada tipo de escoamento quanto à direção da trajetória, variação do tempo, variação na trajetória e movimento de rotação, também como classificar matematicamente a partir dos cálculos de coeficientes adimensionais. 



O vídeo a seguir exemplifica alguns tipos de escoamento, como:

O Escoamento  Laminar e Turbulento: Uma das consequências da existência da viscosidade num fluido é a variação da velocidade de escoamento das camadas de fluidos. Assim, as velocidades em dois pontos distintos, da mesma seção transversal de um tubo por onde o fluido escoa, serão diferentes. Um perfil dessas velocidades pode ser observado colocando-se corante em um líquido em escoamento.

Perfil Aerodinâmico De Uma Asa: Quando o filme entrar em slow-motion, que o escoamento do ar por cima da asa é muito mais rápido (zona de baixa pressão) que o escoamento por baixo da asa (zona de alta pressão). Essa diferença de pressão gera a "upforce" que sustenta o avião no ar. As turbinas são necessárias para manter o ar em movimento com uma velocidade tal que seja capaz de gerar uma upforce que contrabalance o peso do avião.

O Numero de Froude=1 Geração De Onda Interna Devido a Esfera: Representa a razão entre uma velocidade característica e a velocidade de onda gravitacional. O número de Froude separa os escoamentos supercríticos dos subcríticos, e seu valor, no regime crítico, é 1.


Equipe: Amanda Brasiliense, Marcelle Oriano e Suyane Fabre.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário