- Medidor de Área Variável: O seu princípio de medição consiste em obter a vazão exata durante a passagem do fluxo da amostra no compartimento destinado para tal operação (tubo). O qual possui uma entrada e uma saída . Ao longo do corpo deste produto, há uma escala impressa onde de acordo com o local que o flutuador (parte localizada no interior do tubo) estiver posicionado, o usuário realizará a leitura obtendo a vazão, em qualquer unidade de medida que expresse tal propriedade.
-Medidor Ultrassônico: Nesse tipo de medidor, cristais piezoelétricos produzem ultrassom na faixa de dezenas a centenas de kHz, enviam-no obliquamente em relação ao fluxo e também recebem o ultrassom emitido por outro cristal ou refletido pelo fluido, convertendo-o em sinal elétrico, como mostra a figura abaixo.
-Medidores magnéticos: Medem a vazão de um líquido condutor de eletricidade, com base na Lei de Faraday. O instrumento gera um campo magnético de densidade de fluxo Bm, transversal ao fluxo, fazendo com que surja uma força eletromotriz ε entre dois pontos localizados a uma distância L ao longo do fluxo dada por
onde v é a velocidade do fluxo e ρe é a condutividade elétrica do fluido.
-Medidor com turbina: O fluido que se desloca no interior da tubulação, aciona um rotor montado axialmente dentro do medidores de vazão. A velocidade deste rotor é proporcional à velocidade de deslocamento do fluido no processo. Um sensor acoplado ao medidor, tem seu campo magnético alterado a cada passagem de uma das pás do rotor, gerando um pulso elétrico que é amplificado e processado na forma de frequência ou corrente.
-Medidor tipo Engrenagem: O fluído se desloca no interior do medidor, levado da entrada para a saída, através dos espaços entre os dentes de suas engrenagens. A cada espaço cabe uma porção bem definida do fluído, o que caracteriza o medidor como volumétrico.
Infelizmente não consegui upar o vídeo aqui, mas vou deixar o link do mesmo logo abaixo. O vídeo está em Ingles, porém está todo legendado em PT-BR.
LINK
Acadêmico: Eduardo Vieira
Curso: Engenharia Civil
Matéria: Fenômenos de Transporte
Nenhum comentário:
Postar um comentário