segunda-feira, 27 de maio de 2013

Como os gatos bebem?


Os felinos são verdadeiros “peritos em mecânica dos fluidos:


De uma pequena observação cotidiana é possível constatar de que os felinos são verdadeiros “peritos em mecânica dos fluidos”. Estes seres conciliam as forças da gravidade e da inércia para beberem o leite em um processo dinâmico e muito rápido, que muitas vezes passa despercebida.   
Como os gatos bebem?
A curiosidade tem relevância quando    comparamos a maneira de como os gatos bebem dos outros seres, ao contrário dos humanos que sugam o líquido, e de cachorros, que dobram a língua para frente formando uma espécie de concha. Dessa forma explica-se porque eles não se lambuzam, e de forma precisa e rápida eles aplicam a inércia com a gravidade.

A explicação do mecanismo é de que o fluido adere à ponta da língua do gato, quando o animal ergue a língua, a inércia permite que o líquido suba numa coluna até a boca. Ao fechar a mandíbula, o felino captura parte do líquido, e repete o movimento. 
           



Língua mecânica ISS

Língua mecânica da ISS:


            Utilizando um protótipo de uma experiência usada na Estação Espacial Internacional (ISS), simulando o movimento que ocorre na língua dos felinos foi possível estabelecer e compreender melhor tal fenômeno do fluido.

“É uma área em fase inicial, mas muito ‘na moda’ em robótica. Nós mostramos que com estes órgãos conseguem-se funcionalidades muito complexas como beber a alta velocidade”, explica Pedro Reis, investigador português no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).






Como os gatos bebem?







Acadêmicos do curso de engenharia civil:
Larissa Nunes de Oliveira
Letícia Souza Fornazza
Marcos Souza Wagner

Nenhum comentário:

Postar um comentário