terça-feira, 28 de maio de 2013

Fluidos

        Um fluido pode ser definido como uma substância que se deforma quando é submetida a uma tensão de cisalhamento. 
        Sua principal característica esta relacionada a propriedade de não resistir a deformação e apresentam a capacidade de fluir, sendo definida essa propriedade como viscosidade. A viscosidade é definida pela seguinte lei de Newton: 

                         Sendo o coeficiente de viscosidade. 

        Muitos fluidos, como a água ou a maioria dos gases, satisfazem os critérios de Newton e por isso são conhecidos como fluidos newtonianos. Os fluidos não newtonianos têm um comportamento mais complexo e não linear. Desta forma podemos classificar os fluidos de duas maneiras: Fluidos Newtonianos e Fluidos Não-Newtonianos
        Os fluidos newtonianos caracterizam-se por possuir uma viscosidade constante, sejam eles muitos viscosos ou não. Essa viscosidade constante segue a Lei de Newton e não sofre alteração quando é aplicada uma força. Nos fluidos newtonianos a tensão é diretamente proporcional à taxa de deformação. Alguns exemplos são a água, o leite, entre outros. 
        Um fluido não-newtoniano é um fluido cujas propriedades são diferentes dos fluidos newtonianos, pois a tensão de cisalhamento não é diretamente proporcional a taxa de deformação. Por esse motivo esses fluidos podem não ter uma viscosidade bem definida.
        Esses fluidos variam sua viscosidade de acordo com o grau de deformação aplicado, podendo ser classificados como fluidos dilatantes ou fluidos pseudoplásticos. Nos fluidos dilatantes a viscosidade aumenta com o aumento da tensão e nos fluidos pseudoplásticos a viscosidade diminui com o aumento da tensão. 
        Como exemplo de um fluido não-newtoniano podemos considerar o amido de milho misturado a água.


        Nosso tema aborda mais precisamente os fluidos não-newtonianos, e para um melhor entendimento selecionamos um vídeo que demonstra um experimento bem simples e explicativo com amido de milho e água que pode ser facilmente realizado em sua casa.


        A mistura do amido de milho com água forma uma suspensão que é um fluido não-newtoniano, fazendo com que algumas vezes ele se comporte como líquido e outras vezes que ele se comporte como sólido, dependendo da força aplicada.
        No caso dessa mistura, as partículas de amido se atritam quando tentam se mover, provocando uma alta viscosidade. Porém, quando aplicamos uma força o atrito entre as partículas aumenta, passando assim a oferecer uma resistência muito maior, fazendo com que essa mistura líquida pareça uma mistura sólida.


Referências:
http://www.nerdice.com/tecnologia/fluidos-nao-newtonianos/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Viscosidade
http://ciencia.hsw.uol.com.br/fluido-nao-newtoniano.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Fluido
http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAHFYAB/viscosidade
http://pt.wikipedia.org/wiki/Fluido_newtoniano


Acadêmicas: Kellen Mafioletti e Patrícia Carniato
Curso: Engenharia Civil 
Semestre: 5º Semestre - 2013/1

Nenhum comentário:

Postar um comentário