terça-feira, 14 de junho de 2016

Sugestão de exemplo de atendimento a uma comunidade sem água





Guilherme Aguair Ghisi
José Humberto Hemkemeier






Pesquisa bibliográfica e sugestão de exemplo de atendimento a uma comunidade sem água




Pesquisa bibliográfica e sugestão de exemplo de atendimento a uma comunidade sem água, apresentado á disciplina de Fenômenos de Transporte do Curso de Engenharia Civil da Universidade do Sul de Santa Catarina.









Orientador: Profº. Maria Lúcia Soares Cochlar.



Tubarão
14/06/2016
 




Resumo
O projeto de transposição de um rio é um tema bastante polêmico, pois engloba a suposta tentativa de solucionar um problema que afeta parte das populações a falta de água; e, ao mesmo tempo, trata-se de um projeto delicado do ponto de vista ambiental, pois irá afetar o rio em si, sua biodiversidade, e pela sua utilização em abastecimento em outras cidades.

Iremos propor a transposição de parte do volume de água do Rio Braço do Norte para o município de Grão Pará para solucionar uma possível escassez de água.



Palavras-chave: O projeto1. Vantagens 2. Desvantagens 3.




1     Introdução

   O Rio Braço do Norte com pouco mais de 37 quilômetros de percurso. Sua nascente está localizada em Anitápolis, em Santa Catarina. Seu curso natural inclui os municípios de Anitápolis, Rio Fortuna, Braço do norte, desembocando no Rio Tubarão.
Os limites da bacia hidrográfica do rio Tubarão englobam 18 municípios: Lauro Müller, Orleans, São Ludgero, Braço do Norte, Grão Pará, Rio Fortuna, Santa Rosa de Lima, Anitápolis, São Bonifácio, São Martinho, Armazém, Gravatal, Capivari de Baixo, Tubarão, Pedras Grandes, Treze de Maio, Jaguaruna e Sangão. A população destes municípios soma 247.883 habitantes, sendo que se destaca em tamanho populacional o município de Tubarão com 89.338 habitantes (IBGE, 2000).
Qualquer impacto ambiental gerado no Rio Braço do Norte irá afetar parte desses municípios.
O Rio Tubarão segundo a FATMA (1997), esta bacia coloca-se em décimo lugar entre as mais poluídas do Brasil, constituindo uma das três regiões consideradas críticas no estado. O estuário do rio Tubarão é um ecossistema complexo, servindo até de berçário para muitas espécies. A comunidade pesqueira do complexo lagunar mantém uma relação estreita com ele, o qual garante a subsistência de milhares de famílias.
  
2   O projeto

Na parte inicial do projeto serão necessárias as licenças da Fatma (Fundação do Meio Ambiente) para o inicio da obra. Nela estará expressa a vazão que ainda deve ser mantida para que meio ambiente não sofra severamente. Por exemplo, a PCH (Pequena central hidrelétrica) do Rio Chapéu de Rio fortuna tem uma vazão de 1,480 mil litros de água por segundo para suprir a necessidade da alça do rio que acabou sendo afetada pelo represamento das águas. Serão necessárias as licenças relacionadas a qualquer degradação a mata nativa.

Existe a estrada geral Rio Amelia, que liga o Rio Braço do Norte á SC-370 do município de Grão Pará, ela tem 7 km de extensão. E após a entrada na rodovia falta 0.9 km para o centro da cidade. Construir o sistema de transposição da água do Rio Braço do Norte próximo a essa estrada terá vantagens econômicas imediatas pelo fácil acesso a mão de obra e da manutenção sistema depois de pronto.


Fonte: Google.com.br/maps (2016)


Fonte: Google.com.br/maps (2016)


Suponhamos que fossemos fazer essa transposição em linha reta, iríamos levar a água de forma mais rápida, economizaremos dutos, pois o novo percurso teria 3.98 km deveria então ser analisado o custo benefício de cada método. O que faria o percurso em 3.98 km economizaria dutos e conseqüentemente bombas e energia. Mas por outro lado o custo de implantação do sistema seria mais elevado pela dificuldade de acesso. Deve ser analisada também a urgência da obra.

Fonte: Google.com.br/maps (2016)

2.1         Inicio da obra

O projeto iria ser composto de varias bombas, que levariam a água para a cidade de Grão Pará onde a água passaria por um tratamento, para poder ser consumida. O diâmetro da tubulação poderá ser obtido calculando a vazão, a cidade de Grão Pará tem 6.223 habitantes e o brasileiro em média consome 185 litros por litros de água por dia em .Devemos levar em consideração o crescimento populacional que na cidade que foi de 0.9% nos anos 2000 a 2009 e também o tempo que o sistema ficara responsável por essa demanda.

Fonte: Google.com.br/maps (2016)

O ponto mais alto está a 5 km da margem do rio a uma altura de 299 metros acima do nível do mar seria necessária a implantação de varias bombas em série.
Após atingir esse ponto a água poderia descer por gravidade até a altura aproximada de 91 metros onde teria uma bomba para manter a pressão no ponto de entrega.

Fonte: Google.com.br/maps (2016)


  Fonte: Google.com.br/maps (2016)




3           Vantagens


·        *  Aumento da água disponível gerando melhor qualidade de vida a população.

·         * Aumento de renda e comércios da região para suprir a necessidade de alimentação, residência e de mão e obra.
·         * Consequentemente o custo da água ficaria mais alto, isso faria com que a população administrasse melhor a água, que é um bem muito precioso.
·         * Aumento do número de famílias fixadas no campo.
·         * Redução da pressão migratória sobre as pequenas e médias cidades e metrópoles da região, reduzindo seus problemas sociais e ambientais.

4           Desvantagens

·        * O nível do Rio braço do Norte iria baixar e prejudicar a fauna e flora da região.
·        * Com o nível de água mais baixo a poluição ficaria mais em destaque no Rio Braço do Norte.

5           Considerações finais

Água é um recurso indispensável para a sobrevivência do ser humano, devemos analisar o melhor método de beneficiar uma região, causando o menor impacto ao meio ambiente. Devemos  ao planejar esse método de um jeito que seja mais rentável analisando os custos de implantação, a  manutenção, e os gastos proveniente por vários anos (exemplo a energia gasta).
  

REFERÊNCIAS

Jornal folha. Os contrastes do rio Braço do Norte Disponível em:.Acesso em: 12 jun. 2016.


DINIZ, M. B. C. A sustentável leveza das águas do São Francisco. Artigonal Disponível em: < http://www .artigonal.com/meio-ambiente-artigos/a-sustentavel-leveza-das-aguas-do-sao-francisco-910871.html >. Acesso em: 14 jun. 2016



IBGE. Infográficos Disponível em: . Acesso em: 14 jun. 2016



 SEBRAE. Santa Catarina em números Disponível em: < http://www.sebrae-sc.com.br/scemnumero/arquivo/Grao-Para.pdf>. Acesso em: 14 jun. 2016 


Me. Rodolfo Alves Pena.Consumo de água no mundo  Disponível em: < http://brasilescola.uol.com.br/geografia/consumo-agua-no-mundo.htm>. Acesso em: 14 jun. 2016

Wikipédia. Rio Tubarão Disponível em:.Acesso em: 12 jun. 2016

  Observação: O projeto é uma sugestão para suprir a falta de água.Grão Pará não sofre com a  falta de água.











Nenhum comentário:

Postar um comentário