terça-feira, 1 de novembro de 2016

Túnel de Vento

   Túnel de Vento surge para simular os deslocamentos de ar para que possam ser analisados os seus comportamentos e determinar os efeitos do peso do vento em relação aos objetos sólidos. Os ensaios realizados aumentam a confiabilidade do calculo estrutural de um projetista, não só a confiabilidade como também determinar a atuação de edificações próximas, verificação da ventilação interna dos ambientes e avaliar a qualidade do ar interno.
   Relacionando Túnel de Vento com Fenômenos de Transporte, percebemos que o estudo de fenômenos está elencado com a utilidade do túnel de vento, uma vez que a matéria estuda como a quantidade de movimento, energia, massa é transportada por um meio, analisando seus efeitos nas estruturas experimentadas.



  Na engenharia civil, túnel de vento é um excelente aliado, já que a ação dos ventos é um dos fatores mais significativos a serem considerados no dimensionamento de estruturas e coberturas de construções. Os ensaios das estruturas com o túnel de vento são realizados em formatos reduzidos para cimentar com mais segurança o dimensionamento das estruturas.
  Os impactos dos ventos em fachadas de edificações podem resultar em efeitos indesejáveis para o projeto e para os usuários, também podendo causar danos á cobertura, especificamente em grandes superfícies inclinadas.

Assista o vídeo explicativo em: https://www.youtube.com/watch?v=a9cT77hsOpU

Referencias:
http://techne.pini.com.br/engenharia-civil/208/como-funciona-o-tunel-de-vento-do-ipt-319316-1.aspx
http://www.ipt.br/noticia/531-arena_mt_no_tunel_de_vento.htm
https://www.youtube.com/watch?v=a9cT77hsOpU

Alunas: Josglyne Böger Rodrigues e Iara Santos Arceno

Nenhum comentário:

Postar um comentário