quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Túnel de vento e suas aplicações na engenharia civil.


Túneis de vento são instalações destinadas a simular e estudar o efeito do movimento de ar sobre ou ao redor de objetos sólidos, como carros, aviões, foguetes entre vários outros equipamentos, e assim poder submete-los a testes para adquirir uma melhor aerodinâmica. Assim como na industria automotiva e aeronáutica, na engenharia civil os tuneis de vento são utilizados para a determinação de parâmetros nos projetos de edifícios, pontes, antenas e outras estruturas de construções civis.


  "O túnel de vento é uma ferramenta que simula o vento característico das cidades em escala reduzida para ensaio de edificações." diz Gilder Nader, Responsável pelo túnel de vento do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) na cidade de São Paulo.

  Geralmente esses ensaios são realizados para construções de edifícios altos e esbeltos, edificações curvas com formas inovadoras, estrutura de estádios de futebol e pontes estaiadas e nseis, esses ensaios são de grande importância se não obrigatórios, para dar uma maior segurança ao engenheiro estrutural.

  Esses tipos de obras citadas a cima estão fora da norma que determina as configurações do projeto arquitetônico, que rege a ação do vento sobre a estrutura das edificações, a NBR 6123/1988. A norma fornece coeficientes confiáveis para construções em planta quadrada ou retangular.

  Além dessas aplicações, que têm um foco mais voltado para estudo e testes, esses túneis também são utilizados como um meio de entretenimento por algumas empresas. Exemplos disso são as estruturas que permitem simular situações de queda livre e planação no ar.


Gustavo Vieira da Silva.

  Referencias.

Site - Engenharia estrutural e construção civil.
Disponível no link: https://construcaocivilpet.wordpress.com

Site - Téchne engenharia.
Link:  http://techne.pini.com.br/engenharia-civil

Nenhum comentário:

Postar um comentário