segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Calibração nos instrumentos!

A Calibração

     A calibração de um instrumento, e essencial para que ele mantenha sua precisão original, ou seja, sua precisão de fábrica. É o processo de configuração de um instrumento particular que vai ajudar ainda mais em sair com uma amostra dentro de um limite permitido.
     
    Esse processo é utilizado para reduzir ou eliminar os fatores que podem causar "erros" nos resultados do aparelho, tornando esses resultados impróprios. E calibração é um método que pode variar de produto para produto, de aparelho para aparelho, ou seja, cada aparelho tem seu método de calibração, e necessita de ferramentas próprias, os "calibradores". 



  Os resultados adquiridos com a calibração, são usados para formar uma relação, e são comparados com outros resultados já conhecidos.
   Esse processo é essencial, pois é a base do instrumento, que pode produzir os resultados desejados e precisos, que dificilmente são obtidos de outra forma, somente pela calibração
  E com isso o instrumento também fornece um resultados mais precisos quando os valores das amostras são desconhecidos e podem se testados durante a utilização.

    Calibrações dão resultados apenas com a ajuda de um número particular de calibradores para estabelecer uma correlação com a ajuda de alguns pontos específicos em relação ao limite de funcionamento do instrumento.
    Um grande número de calibradores é utilizado para estabelecer uma curva de calibração ou de relação. O tempo ou esforço que é necessário para preparar ou testar calibradores pode sobressair o nível de desempenho. Do ponto de vista prático, é necessário fazer uma troca entre o desempenho do produto desejado e o esforço que pode ser ligado com a realização da calibração. O melhor desempenho pode ser derivado apenas quando os pontos intermédios de especificações do instrumento, como fornecido pelo fabricante são assim utilizados para efeitos de calibração do instrumento.


    O processo que é referido aqui é geralmente necessário para eliminar os erros inerentes relacionados com a concepção e na montagem. Calibração é muitas vezes referida como o processo para ajustar o resultado ou a saída de um instrumento específico, por uma questão de medição ou concordando com o valor de determinada norma aplicada. Por exemplo, um termômetro pode ser calibrado para uma determinação de erro ou correção que precisa ser feita ou ajustada através de constantes de calibrações. Também é para mostrar a temperatura exata em termos de Celsius em diferentes pontos da escala. Isto está de acordo com a percepção do usuário final do instrumento.

Fontes :
http://pt.wikipedia.org/wiki/Calibra%C3%A7%C3%A3o
http://www.mecanicaindustrial.com.br/conteudo/652-importancia-e-funcoes-da-calibracao-de-instrumentos
http://www.calibratec.net.br/servicos/calibracao-de-instrumentos-de-medicao/

Aluno : Cassiano Patrício Goulart

Um comentário: