domingo, 9 de novembro de 2014

Empuxo x Força Peso

Os fluídos estão por toda parte, seja no ar que respiramos ou a água que bebemos.
Um submarino é capaz de flutuar ou de navegar debaixo da água, para entender como isso acontece basta entender um pouco sobre os fluídos.
A capacidade de um navio de flutuar é dada pelo Princípio de Arquimedes, que diz todo corpo mergulhado em um fluído sofre a ação de um empuxo vertical, para cima, igual ao peso do líquido deslocado.

Um navio é capaz de flutuar por causa da força vertical de empuxo dirigida para cima, essa força é resultado da diferença de pressão da força exercida pelo fluído, a água neste caso, sobre objeto, o navio, pela pressão da gravidade.

O navio colocado na água, o fluído exerce um campo de pressão em torno do navio, que é a reação do fluído a presença do corpo em seu interior.



Em cima há a pressão atmosférica.
A diferença de pressão no fundo exercida pelo fluído e em cima, a pressão atmosférica, vai gerar o empuxo.


*Seta branca- Empuxo
*Seta vermelha – Peso
O empuxo é uma força contraria a força peso.
O casco do navio é feito com um material fino, gerando um grande volume que permite gerar um empuxo grande e sustentar todo o peso da embarcação. O empuxo é correspondente ao peso da água que o volume da embarcação desloca.
Quando o submarino está flutuando, ele usa o mesmo princípio de um navio. Para que um submarino possa submergir, existem tanques que se enchem de água aumentando o peso do navio, quando o peso passa a ser maior que o empuxo o submarino começa a descer, para subir, os tanques são abertos e conforme a água vai sendo liberada o submarino vai subindo.

Acadêmica: Franciele Schmitz de Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário