sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Túnel de Vento Aplicado a Engenharia Civil.


Maicon Teixeira – 554850

Mateus de Pádua Silva – 549795 

Túnel de Vento Aplicado a Engenharia Civil.

  Os túneis de vento são uma espécie de câmara com sistema de ventilação interno a fim de testar aerodinâmica de um determinado objeto, o surgimento do túnel de vento ocorreu no fim do século 19 com a necessidade de simulação do efeito de movimento do ar sobre ou a redor de um objeto sólido. 

  A aerodinâmica faz parte da mecânica dos fluidos que estuda os gases em movimento, movimento entre o ar e os corpos sólidos, assim podemos utilizar tuneis de vento como equipamento de teste, facilitando estudos, por exemplo em vez de um objeto se mover a toda velocidade o mesmo efeito seria se o objeto parasse e o ar se movesse rapidamente, dessa forma um observador estacionário poderia estudar a ação do vento imposta ao objeto.

  Historicamente começou a ser usado em estudos com os primeiros aviões, após a segunda guerra mundial, começou a ter aplicações em muitas outras áreas, não só com aeronaves, mas também ligados a competições automobilísticas para melhorar aerodinâmica de veículos de alta velocidade, posteriormente começou a ser aplicado em veículos de passeios e de carga, hoje em dia os tuneis também são usados para entretenimento, exemplo simulação de queda livre e planação no ar, na construção civil é aplicado nos estudos de pontes, edifícios, antenas, telhados, chaminés e etc.

  A utilização para estudo na construção civil serve para ações dos ventos sobre edifícios no intuito de fortalecimento de estrutura para segurança e conforto dos usuários. Os resultados obtidos com o estudo no túnel de vento servem parar melhorar o desenvolvimento de projetos estruturais e arquitetônicos para que diminua o impacto do vento na estrutura garantindo funcionamento da mesma.

  Com a NBR 6123 da ABNT conseguimos prever o comportamento da estrutura referente aos efeitos de ventos frontais e laterais da edificação sem ser necessário o estudo por túnel de vento. No entanto a confiabilidade é limitada para construções com formatos esbeltos e altura 10 vezes maior que largura, como por exemplo, edificações com linhas curvas ou com revestimentos em pele de vidro, coberturas de grande vãos como estádios, além de pontes pênsil e estaiadas, com  essas características recomenda-se o estudo em túnel de vento.

  O processo de funcionamento dos testes são feitos em laboratório que dispõem de túnel de vento, com a utilização de uma maquete em escala reduzida, com as características da estrutura em estudo que será submetida aos esforços causados pelo vento. A maquete é equipada com centenas de censores de pressão que coletam dados conforme a velocidade do vento e da inclinação de sua incidência, simulados pelo ventilador do túnel, ela fica posicionada em uma mesa giratória, onde o ensaio e realizado com incidência a cada 15º até completar todos ângulos. É importante retratar as edificações ao entorno r topografia pois o vento tem características diferente em cada tipo de terreno. 

  Com o auxilio da tecnologia podemos contar com aplicativos que nos permitem simular túnel de vento, alguns deles são: Voo livre, TQS 20, WEBINAR, Wind simulator 2.5 .



Fontes:
https://www.aecweb.com.br/cont/m/rev/ensaio-em-tunel-de-vento-gera-dados-nao-contemplados-pela-norma-da-abnt_13604_10_0
http://canalpiloto.com.br/engenharia-ao-extremo-tuneis-de-vento/
https://www.esss.co/blog/tunel-de-vento/
https://www.tecmundo.com.br/simuladores/33494-para-que-servem-os-tuneis-de-vento-.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário