quarta-feira, 10 de outubro de 2018

A Necessidade do Estudo em Tubos de Vento para o Dimensionamento de Estruturas na Construção Civil


Por: Caio Niehues da Costa (599911)

Rhuan Peron Nazário (90174)


                A necessidade de um estudo em túnel de vento para edifícios pode ser associada a fatores que os tornam sensíveis à ação do vento, tais como as novas formas arquitetônicas que possuem características aerodinâmicas diferentes das usuais; a diminuição da densidade média das edificações, por utilizarem materiais de construções mais leves, o que torna os efeitos de vento proporcionalmente mais importantes. Quando se deseja otimizar um projeto estrutural em um determinado edifício, é necessário o estudo do túnel de vento, pois estes fatores estão cada vez mais presentes na construção civil.  Este estudo específico evita o super dimensionamento da estrutura, tornando assim o projeto mais econômico e seguro, gerando um conhecimento mais preciso sobre a ação do vento, considerando situações que não são citadas quando se aplica o método indicado pela NBR 6123/1988.

                 Segundo Guilherme Martins Siqueira, 2009, p. 20:

         O túnel de vento Prof. Joaquim Blessmann (TV-2), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, foi projetado com o objetivo de simular ensaios aplicados à construção civil. O TV-2 possui quatro mesas de ensaios, cada uma com suas aplicações específicas. As mesas de ensaios e algumas de suas aplicações são citadas abaixo:
a) mesa M-I – devido a sua localização no início da câmara de ensaios, possui fluxo de ar de baixa turbulência e camada limite de pequena espessura. É própria para ensaios de tipo aeronáutico no piso do túnel e pesquisa em formas geométricas simples em modelos bi ou tridimensionais;
b) mesa M-II – utilizada para ensaios de obras civis, com o uso de diferentes configurações de blocos no piso associados aos geradores de turbulência na câmara de simuladores, permite a simulação da camada limite atmosférica. Também permite ensaios aeronáuticos no eixo do túnel e possibilita a aferição de anemômetros e tubos de Pitot-Prandtl;
c) mesa M-III – esta mesa foi construída com o objetivo específico de simular efeitos dinâmicos em estruturas altas, como por exemplo: chaminés, pilares de viadutos, torres de televisão e mastros;
d) mesa M-IV – tem como principal característica a sua localização no retorno do túnel, onde a seção transversal é de 240 x 210 cm. É utilizada em ensaios de dissipação de poluentes, na análise da influência da topografia sobre os ventos, modelos de pontes, simulação de chuvas, etc.

Fotografia do túnel de vento Prof. Joaquim Blessmann (Loredo-Souza, 2007a)


           
Para ser definido o design de uma estrutura não é seguido um padrão, pois é preciso ser feito um estudo do local, onde são analisados a direções dos ventos mais recorrentes durante o ano, a intensidade e o angulo com que incidem. Com estas informações, são reproduzidas essas condições em túneis de vento, e assim verifica-se o design mais adequado para o projeto que esta sendo analisado.



Referencias: 
Univerdidade Federal do Rio Grande do Sul. ESTUDO DA TORÇÃO DEVIDA AO VENTO EM EDIFÍCIOS ALTOS: COMPARAÇÃO ENTRE TÚNEL DE VENTO E  NBR 6123/1988, (Consulta em Setembro 2018). <https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/24112/000741820.pdf?sequence=1>.

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