segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Aerofólios

Os aerofólios tem a aerodinâmica de uma asa de aviao só que virada para baixo, enquanto nos aviões a asa levanta o avião e da sustentabilidade ao vôo, o aerofólio de fórmula 1 canaliza a força do ar no sentido oposto, pressionando o carro para baixo contra o asfalto, mantendo-os no chão e dando mais sustentabilidade. Se não fosse por esse acessório, os veículos de corrida facilmente levantariam vôo, afinal estes atingem a velocidade de 300 Km/h.

Alunos:
Diogo Medeiros Severino
Fernanda Devaliere Verginia
Eduarda Dagostim

Um comentário:

  1. O conceito sobre aerofólios é uma das principais características da presença da mecânica dos fluidos no automobilismo.
    Como os carro de corrida se movem a uma velocidade muito alta, o aerofólio tem a função de estabilizar o carro na pista, para evitar que sua dianteira levante e faça com que o veículo entre em uma capotagem ou até mesmo uma decolagem.
    O aerofólio dos carros de corrida, são o inverso dos aerofólios dos aviões, uma vez que nos aviões, o aerofólio tem é invertido, diferente dos automóveis, desta forma, com o atrito do ar o avião tende a subir e quanto maior for a velocidade do avião o atrito com o ar se torna maior.
    Nos carros de corrida, o atrito com o ar faz com que o veículo seja pressionado contra o solo, aumentando sua estabilidade e aderência, porém, faz com que o gasto dos pneus seja maior.
    Conclui-se que o aerofólio é uma peça que se encaixa dentro dos conceitos da mecânica dos fluidos, sem ele não seria possível que carros de corrida, competissem a uma velocidade tão grande.

    Equipe: Diego Ferreira, Emanuel Maccari e Izaque Antunes da Coregio.

    ResponderExcluir