Blaise Pascal (1623-1662) filósofo, matemático e físico francês que, devido aos frutos seus estudos, foi homenageado com a utilização de seu nome para designar a unidade de medida de pressão no Sistema Internacional, afirma em seu Teorema que:
"O acréscimo de pressão exercida num ponto em um líquido ideal em equilíbrio se transmite integralmente a todos os pontos desse líquido e às paredes do recipiente que o contém."
Na experiência realizada no vídeo comprovamos o funcionamento do Teorema de Pascal.
Utilizando uma tampa de caneta e massa de modelar, formamos um corpo com determinado volume que, quando imerso na garrafa pet cheia de água, flutuou devido a sua densidade menor em relação ao líquido. Dentro deste corpo formou-se uma câmara de ar preso no interior da tampa de caneta. Ao pressionarmos a garrafa pet pelo lado externo, a pressão exercida na superfície do líquido em contado com as laterais é transmitida por todos os pontos do líquido com a mesma intensidade, fazendo com que essa pressão chegue até o corpo imerso, diminuindo o volume do ar preso na câmara, diminuindo assim o volume total do corpo.
Essa relação é expressa por:Densidade = Massa
Volume
Portanto, se o volume do corpo diminui, sua densidade aumenta, o que resulta no seu afundamento.
Esse princípio é aplicado em submarinos, sistemas hidráulicos de máquinas e também a sitemas de freios de automóveis. Em todos os casos utiliza-se fluídos para multiplicar forças potencializando resultados.
Cláudio Machado Jr.
Tirssá de Mello Machado
Nenhum comentário:
Postar um comentário