quarta-feira, 4 de junho de 2014

A Pressão Atmosférica e o Experimento de Torricelli


A Mecânica dos Fluidos é a física que tem por objetivo estudar as forças e os efeitos dos fluidos, substância que se deformam quando submetida a uma tensão de cisalhamento. Dentro deste campo de estudos, encontramos o estudo dos Manômetros, que são instrumentos utilizados para a medição da pressão de fluidos contidos dentro de recipientes fechados, sejam eles líquidos ou gases.

Para a medição da pressão atmosférica, a pressão que o ar emite com o seu peso, temos os Barômetros, instrumento criado por Evangelista Torricelli em 1643. No experimento de Torricelli, ele criou um barômetro de mercúrio, com um tubo de um metro de altura contendo o metal, aberto em uma das extremidades, colocou-o verticalmente sobre um recipiente também contendo mercúrio. Foi então que Torricelli constatou que a pressão atmosférica afetaria o peso da coluna de mercúrio, fazendo-a se deslocar até a marca de 760mm. Daí vem a conhecida marca de 760mmHg, considerada como a pressão atmosférica.




A pressão atmosférica hoje no Sistema Internacional de Unidades é medida em Pascal, os 760mmHg correspondem a 101325Pa que são calculados por ρ . g . h - massa específica x gravidade x diferença de altura. Vale ressaltar que estes valores são referentes a pressão atmosférica ao nível do mar, e a medida que a altitude aumenta, temos uma diminuição da pressão atmosférica.

Altitude (m)
Pressão atmosférica (mmHg)
Altitude (m)
Pressão (mmHg)
0
760
1200
658
200
742
1400
642
400
724
1600
627
600
707
1800
612
800
690
2000
598
1000
674
3000
527
Fonte: http://www.algosobre.com.br/fisica/pressao-atmosferica-e-a-experiencia-de-torricelli.html

Hoje temos também outros tipos de barômetros, como os aneróides, que são barômetros menos precisos que os de mercúrio, porém mais portáteis. Funcionam em uma pequena cápsula hermética com um diafragma metálico flexível com uma pequena quantidade de ar no seu interior e uma mola, comprimindo-se quando a pressão aumenta e expandindo quando diminui, sendo os dados mostrados por um ponteiro calibrado com a unidade de pressão escolhida. Como temos a variação da pressão com a altitude, podemos ter o barômetro calibrado para nos fornecer altitudes, sendo chamado de altímetro.

O vídeo que será apresentado recria o experimento de Torricelli utilizando uma coluna de mercúrio para medir a pressão atmosférica ao nível do mar. O experimento foi recriado pelo professor Aldo Di Maria.

https://www.youtube.com/watch?v=zEZ0rllh0Iw

Para fazer a conversão da pressão em 760mmHg (760 milímetros de coluna de mercúrio) para m.c.a (metros de coluna de água), deve-se passar a altura de 760 mm para metros e multiplicar o valor pela massa específica do mercúrio, após isso, dividir o valor pela massa específica da água, encontrando assim a altura em metros de coluna de água, conforme a equação a seguir:

ρHg . g . hHg = ρágua . g . hágua

Sendo que o hHg vale 0,760 m, o ρHg é 13600 kg/m³ e ρágua vale 1000 kg/m³. Substituindo na equação e a resolvendo, temos que hágua é 10,34 m.


Fontes: www.mundoeducacao.com/quimica/barometro-torricelli.htm
www.brasilescola.com/fisica/o-barometro-torricelli.htm
www.algosobre.com.br/fisica/pressao-atmosferica-e-a-experiencia-de-torricelli.html
pt.wikipedia.org/wiki/barometro
www.youtube.com/watch?v=zEZ0rllh0Iw

Autores: Beatriz Anselmo e Michel Menezes


Um comentário: