terça-feira, 10 de junho de 2014

Você sabe o que são fluídos não-newtonianos?


   Os fluidos não-newtonianos são aqueles cuja viscosidade varia conforme o grau de deformação aplicado, ou seja, sofrem alterações do estado líquido para o sólido dependendo da força aplicada sobre ele e da velocidade com que essa força é aplicada. Já os fluídos newtonianos são aqueles que possuem viscosidade constante e independente da força aplicada sobre eles, permanecem no estado líquido, como por exemplo a água, óleos vegetais e o leite. Um exemplo bem simples de fluído não-newtoniano é a mistura de água e amido de milho, que é um fluído dilatante. Mota (2007) explica esse acontecimento:

Há alguns materiais, chamados de suspensões coloidais, que são compostos de um tipo de partícula que suporta outras partículas. O amido com água é uma suspensão, onde a fase dispersora é a água, constituindo-se, portanto num hidrossol.”

    E conclui, dizendo:

“Uma explicação para este comportamento da mistura amido de milho e água é que, quando a solução está em repouso, os grânulos de amido são envolvidos por moléculas de água. A tensão superficial da água impede que ela flua completamente pelos espaços existentes entre os grânulos. A almofada d'água oferece lubrificação considerável, permitindo que os grânulos se movam livremente. Porém, se o movimento for abrupto, a água é espremida para fora dos espaços entre os grânulos, e a fricção entre eles aumenta de forma drástica. Um comportamento similar é observado na mistura de areia fina e água.” Mota (2007).


     As propriedades incomuns desse fluido não-newtoniano que é a mistura de água e amido de milho serão mostradas a seguir no vídeo produzido pelos alunos da Escola de Química da UFRJ disponível no site youtube.com.






Postado por: Maria Laura Ghisi Longo e Taynille da Silva Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário