sábado, 14 de junho de 2014

Aerodinâmica no Automobilismo


     Como o ar é responsável por grande parte do atrito que diminui a velocidade dos carros, os engenheiros estudaram a aerodinâmica para que, com ela, o atrito seja diminuído. O maior interesse é da indústria automobilística, que através dos anos fez melhoras em seus modelos deixando os carros com uma aparência mais arredondada e com pinturas especiais que reduzem a resistência do ar. Carros de corrida são mais próximos ao chão para evitar o fluxo de ar sobre o carro. São colocados aerofólios – equipamento que diminui a turbulência – nos automóveis de Fórmula 1 para que fiquem fixos ao chão

Colado ao chão
Acessório usa a pressão do ar para manter o carro estável nas mais altas velocidades

AEROFÓLIO TRASEIRO

O efeito é o mesmo do frontal, só que exercendo uma pressão ainda maior. Conforme o tipo de pista, o dispositivo traseiro pode ser acrescido de uma ou mais asas, para reforçar a estabilidade do veículo

AEROFÓLIO FRONTAL

     Seu ângulo de inclinação faz o ar que passa por cima da asa ser refletido para o alto. Esse deslocamento do ar provoca uma reação contrária (seta vermelha), que empurra o carro para baixo, contra o asfalto

   Esses Aerofólios servem para dar estabilidade ao veículo, mantendo-o bem pregado ao solo. Se não fosse por esse acessório, a 300 km/h (velocidade facilmente atingida pelos bólidos de F1) ele acabaria levantando vôo! Na prática, o aerofólio dos carros de corrida funciona igual a uma asa de avião, só que ao contrário. Ele é, de fato, uma asa virada de cabeça para baixo. Enquanto a asa levanta o avião e dá sustentação ao voo, o aerofólio de F1 canaliza a força do ar no sentido oposto, pressionando o carro para baixo, contra o asfalto. "Essa força - chamada de pressão aerodinâmica - é obtida por dois fatores: o formato do aerofólio - com uma face curva e outra achatada - e, principalmente, seu ângulo de inclinação", diz o engenheiro Célio Fontão Carril Jr., da Escola Politécnica da USP.

O funcionamento do Aerofólio é uma aplicação das equação de Bernoulli:


Essa equação fala da diferença de pressões do ar, Fazendo com que os carros fiquem grudados no chão.



Acadêmicos:  Henrique Philippi Barreiros
                     Rodney Cascaes Júnior
                     Samuel Mateus Heinzen


Nenhum comentário:

Postar um comentário