Como o ar é responsável por
grande parte do atrito que diminui a velocidade dos carros, os engenheiros
estudaram a aerodinâmica para que, com ela, o atrito seja diminuído. O maior
interesse é da indústria automobilística, que através dos anos fez melhoras em
seus modelos deixando os carros com uma aparência mais arredondada e com
pinturas especiais que reduzem a resistência do ar. Carros de corrida são mais
próximos ao chão para evitar o fluxo de ar sobre o carro. São colocados
aerofólios – equipamento que diminui a turbulência – nos automóveis de Fórmula
1 para que fiquem fixos ao chão
Colado ao chão
Acessório usa a pressão do ar para manter o carro estável nas mais altas velocidades
AEROFÓLIO TRASEIRO
O efeito é o mesmo do frontal, só que exercendo uma pressão ainda maior. Conforme o tipo de pista, o dispositivo traseiro pode ser acrescido de uma ou mais asas, para reforçar a estabilidade do veículo
AEROFÓLIO FRONTAL
Seu ângulo de inclinação faz o ar que passa por cima da asa ser refletido para o alto. Esse deslocamento do ar provoca uma reação contrária (seta vermelha), que empurra o carro para baixo, contra o asfalto
Esses Aerofólios servem para dar estabilidade ao veículo,
mantendo-o bem pregado ao solo. Se não fosse por esse acessório, a 300 km/h
(velocidade facilmente atingida pelos bólidos de F1) ele acabaria levantando
vôo! Na prática, o aerofólio dos carros de corrida funciona igual a uma asa de
avião, só que ao contrário. Ele é, de fato, uma asa virada de cabeça para
baixo. Enquanto a asa levanta o avião e dá sustentação ao voo, o aerofólio de
F1 canaliza a força do ar no sentido oposto, pressionando o carro para baixo,
contra o asfalto. "Essa força - chamada de pressão aerodinâmica - é obtida
por dois fatores: o formato do aerofólio - com uma face curva e outra achatada
- e, principalmente, seu ângulo de inclinação", diz o engenheiro Célio
Fontão Carril Jr., da Escola Politécnica da USP.
O funcionamento do Aerofólio é uma aplicação das equação de Bernoulli:
Essa equação fala da diferença de pressões do ar, Fazendo com que os
carros fiquem grudados no chão.
Acadêmicos: Henrique Philippi Barreiros
Rodney Cascaes Júnior
Samuel Mateus Heinzen
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