domingo, 15 de junho de 2014

Aplicação do Princípio de Bernoulli

Força horizontal que mantém a bolinha em contato com o fluxo de água

Fixe o fio na bolinha de ping pong com um pedaço de fita crepe, como na figura abaixo. Segure pela extremidade livre do fio e aproxime a bolinha do jato de água de uma torneira aberta, de forma com que a bolinha entre no jato. Então, puxe lentamente o fio. Sinta a presença de uma força horizontal que age no sentido de manter a bolinha em contato com o fluxo de água. Observe que, devido a essa força, o fio apresenta uma inclinação e, ainda assim, a bolinha continua presa ao fluxo de água.


O que acontece ?

A pressão exercida por um fluido em repouso, que é conhecida como pressão hidrostática, produz ações em todas as direções e sentidos. Quando um fluido está em movimento, contudo, criam-se dois tipos de pressão. A pressão exercida na direção e no sentido do fluxo, que é conhecida como pressão cinética, torna-se diferente da pressão exercida na direção perpendicular ao fluxo (a pressão hidrostática). 
De acordo com o princípio de Bernoulli, a pressão cinética aumenta com o aumenta da velocidade do fluxo, enquanto a pressão hidrostática exercida na direção perpendicular ao fluxo diminui. 
Com base no princípio de Bernoulli, podemos dizer que a pressão exercida lateralmente sobre a bolinha pelo fluxo de água é menor que a pressão exercida pelo ar em repouso situado no lado esquerdo da mesma, que é igual à pressão atmosférica. Assim, a força lateral que atua na bolinha nessas circunstâncias está dirigida da região de maior pressão hidrostática para a região de menor pressão hidrostática. 

Acadêmicos: Manoel de Jesus Mendonça 
                       Ricardo Jeremias Justino

Nenhum comentário:

Postar um comentário