sábado, 30 de maio de 2015

CAPITAÇÃO E UTILIZAÇÃO DA ÁGUA DA CHUVA


Aproveite e Economize Água


A busca de economia de água está se tornando cada vez mais intensa nos dias atuais, e está se tornando  cada vez mais necessária com eventual escassez de água. Com isso devemos buscar alternativas para reduzir o consumo desse nosso bem mais precioso.
A água da chuva não serve para consumo se não for tratada, pois não é potável, no entanto pode ser utilizada de várias formas: como lavar roupas, automóveis, calçadas, irrigação de hortas, jardins e etc.
A captação da água da chuva através de calhas no telhado de uma residência é uma boa alternativa pra o aproveitamento da mesma. Além de ser método simples e eficaz, desvia o fluxo encaminhado para os bueiros, diminuindo o risco de enchentes.
A ideia estudada está sendo aplicada na residência de um dos membros da equipe, com a colocação de reservatórios para captar água que escorre pelas calhas.
A água da chuva cai no telhado e por gravidade escoa pelas calhas e encanamentos, sendo direcionada para o reservatório, onde nele existe um filtro que retém sujeiras acumuladas no telhado,

Após passar pelo primeiro reservatório, a água é direcionada por gravidade para outro reservatório que está em um nível abaixo. No reservatório inferior adaptamos uma bóia para interromper o fluxo de água quando estiver cheio, após o nível estar completo, começa a encher o nível superior até alcançar o dreno.


No reservatório inferior é acoplada uma bomba de 1/3 CV, e a partir dela o fluxo é direcionado através de uma mangueira para os fins desejados.

Um dos fatores observados, foi que a água captada neste local não estava sendo feito nenhum tipo de tratamento, apenas a retirada dos resíduos maiores. E por ficar armazenada parada, ocorre o risco de doenças, como a proliferação de bactérias, fungos e mosquitos(como da dengue). Uma solução simples e eficiente foi a adição de cloro, com a quantidade de uma colher de chá(5 ml) para 200 litros.



Nenhum comentário:

Postar um comentário