sábado, 30 de maio de 2015

     Economia de Água
           Atualmente, 40% da população do planeta já sofre as consequências do consumo desenfreado da água. A escassez é agravada, também, em virtude da desigualdade social e do mau manejo desse recurso. No Brasil, a falta de água é um problema que há algumas décadas afeta a região Nordeste,  e recentemente vem afetando o abastecimento na região Sudeste do país, causada pela diminuição do nível dos reservatórios dessa parte do Brasil.
5 dicas simples para economia de água
Tomar banhos rápidos: A cada 5 minutos de banho gastamos 60 litros de água. Se reduzirmos 1 minuto de banho, iremos economizar 12 litros.
Escovar os dentes e lavar a louça com a torneira fechada: Para se escovar os dentes, deve-se usar água somente para enxaguar a boca, o mesmo ocorre ao lavar a louça, a água deve ser utilizada somente depois dos objetos estarem ensaboados. Essa atitude pode render uma economia de até 100 litros de água.
Fazer manutenção nos canos: A manutenção evita desperdício e protege contra danos causados por infiltração, além disso, é fundamental observar se há vazamentos em casa.
Reaproveitar a água da maquina de lavar: A água que usamos para o enxague na máquina de lavar, pode ser reaproveitada para fins não potáveis, por exemplo, na limpeza do chão de casa. Basta retirar a mangueira de vazão do cano e desviar para um balde.
Investir em acessórios econômicos: Existem acessórios redutores do consumo que podem ser encontrados em qualquer loja de produtos domésticos. Como: os redutores de vazão, que podem diminuir o consumo de água em até 20%, além de ser um investimento relativamente baixo, pois um redutor custa, em média, R$ 15,00. Também existe a opção da caixa de descarga de duplo acionamento, ela funciona de tal forma que oferece ao usuário a possibilidade de dar uma descarga parcial de 3 litros (ideal para resíduos líquidos) e outra descarga de 6 litros (ideal para resíduos sólidos).
Projeto de reuso da água do banho na descarga do vaso sanitário
                     O reuso da água do banho pode ser uma solução interessante para reduzir o consumo de água em situação simples, como o uso das descargas no vaso sanitário. Com materiais de fácil acesso e com um custo relativamente baixo, esse projeto pode ajudar a reduzir o consumo de uma residência em até 30%.
Materiais necessários
Uma caixa sinonada;
Uma peneira;
Um reservatório para o armazenamento da água;
Um clorador;
Uma caixa de descarga;
Uma bomba de água manual;
Tubulação que conectam o chuveiro, o reservatório, a bomba manual, a descarga e o esgoto.


Como funciona
           A água que é usada no banho vai para a caixa sifonada e seguirá por uma tubulação que a levará ao reservatório. Antes de a água ser depositada no reservatório, ela deverá passar por uma peneira, onde serão depositados elementos, como restos de cabelo, por exemplo. Deve ser feito uma limpeza nessa peneira a, pelo menos, cada 15 dias. O mesmo deverá ser feito com o reservatório, pois o manuseio incorreto dessa água pode acabar trazendo problemas de saúde para quem a utilizar, mesmo que não seja para fins potáveis. A cada 3 dias, deve-se colocar uma pastilha de cloro no clorador do reservatório. O cloro usado será o mesmo utilizado em piscinas. A bomba manual puxará a água para a caixa de descarga, onde poderá ser usada tranquilamente. Em casos que possa ser possível colocar o reservatório em algum ponto acima da descarga (no caso de uma casa que use o chuveiro no segundo andar e a descarga no primeiro, por exemplo) o uso da bomba pode ser dispensado, pois a água seria conduzida até a caixa de descarga de acordo com a Lei da Gravidade.
Equipe: Aelson Rodrigues Junior ; Fred Bardini Alves Domingos

Nenhum comentário:

Postar um comentário