sábado, 30 de maio de 2015

CAPTAÇÃO DE ÁGUA DA CHUVA COM BAIXO CUSTO PARA VIVEIRO.







DOUGLAS TRISTÃO FARIAS
MARISA CARRIERO LOPES
SIMONE ALVES DA SILVA






CAPTAÇÃO DA ÁGUA PLUVIAL
















TUBARÃO / SC
1º 2015




CAPTAÇÃO DA ÁGUA PLUVIAL













Projeto de Captação da Água Pluvial, curso de Engenharia Civil, apresentado na Unisul.

Orientadora: Professora Maria Lucia Cochlar



















TUBARÃO / SC
1º 2015



DEDICATÓRIA























Dedicamos este projeto aos colegas do curso de engenharia civil, professora Maria Lucia e a semana ambiental para conscientização de todos referente ao aproveitamento da água.









     “Os maiores problemas no mundo são os resultados da diferença entre a maneira como a natureza trabalha e a maneira como o  homem pensa”.                                                                                                                                                                                                                                                  
Introdução
Á água é um recurso natural, de direito a todos os seres vivos.
O foco deste projeto é apresentar uma de inúmeras formas existentes para o reaproveitamento da água da chuva, a utilização que pode ser feita com essa água e algumas dicas de como economizar, porque a economia é a chave para que a falta de água não aconteça rápido demais.
A chuva é uma fonte de água doce valiosa e sua captação é de extrema importância, principalmente porque "a água doce é um recurso finito e vulnerável". A demanda da água doce cresce diariamente, os recursos hídricos estão sendo esgotados, os rios poluídos, e a água sendo extinta. Deve-se ter como objetivo diversas formas de captar a água da chuva, podendo assim utiliza – lá para fins humanos e agrícolas.
A água disponível na superfície da terra, após se evaporar abandona os sólidos e sobe pura para a atmosfera na forma de vapor. A água é interativa com os meios em que percorre e captura algumas impurezas em seu caminhamento nos céus, assim como nos telhados e superfícies que a recebem. Se esta água for bem captada, tratada e armazenada, pode ficar disponível para utilização dos mais diversos fins.
            O futuro do planeta depende da forma com que usamos a água hoje.


Desenvolvimento do Projeto
O intuito do projeto será desenvolver um viveiro de plantio, feito com a reciclagem de garrafas pet, captando assim água da chuva e direcionando – a para um reservatório. As garrafas Pets servirão para captação da água pluvial.

Material utilizado:
- Garrafas pets;
- Cano de PVC;
- Madeira;
- Tesoura;
- Reservatório (Caixa de PVC ou similar)

Metodologia






A garrafa pet deverá ser cortada ao meio, pois assim será possível o aproveitamento de ambas as partes.

 







A imagem ao lado demonstra a parte superior da garrafa cortada, utilizando então a abertura maior para cima, e acoplando a parte menor com o cano de PVC.





Essa parte da garrafa deverá ser furada e encaixada na parte superior do viveiro e perfurada, formando assim o telhado do viveiro.
Esse suporte irá captar a á água da chuva, molhando assim o plantio que se encontra abaixo.




 Reservatório – Para acumular a água de chuva é necessário um reservatório. O reservatório deve ser fechado para evitar entrada de sujeiras e da luz solar, para evitar propagação de algas;



 Porque coletar água de chuva?
· Preserva a pouca água restante no meio ambiente, conservando um dos bens naturais mais escassos;
· Ajuda a conter as enchentes, represando parte da água que outrora seria drenada por ruas e rios;
· É confiável, pois possui qualidade;
· Reduzido o custo de montagem e possivelmente o retorno do investimento será positivo;
· Porque faltam outras fontes de água confiáveis;

 Água de chuva: usos e cuidados
Pode-se beber água da chuva? NÃO.
Deve-se sempre escolher a água de melhor qualidade disponível para usos mais nobres, como beber e cozinhar. A utilização de água de qualidade não garantida para essas finalidades envolve riscos a saúde.
Entretanto, deve-se evitar beber a água de chuva, pois ela pode conter contaminações. Mas em casos extremos, “se não houver água de melhor qualidade” e se a água tiver sido coletada corretamente, deve se tomar as seguintes precauções:





 Como economizar e utilizar a água da chuva após a captação:
FORMAS ADEQUADAS:
- Ao escovar os dentes e se barbear, manter a torneira fechada;
- Fechar a torneira enquanto ensaboar as louças e talheres;
- Usar a máquina de lavar roupas na capacidade máxima;
- Na hora do banho, procurar se ensaboar com o chuveiro desligado e procurar tomar banho rápido;
- Não jogar óleo de fritura pelo ralo da pia. Além de correr o risco de entupir o encanamento da residência, esta prática polui os rios e dificulta o tratamento da água;
- Não deixar que ocorram vazamentos em encanamentos dentro da residência;
- Entrar em contato com a companhia de água ao verificar vazamentos de água na rede externa;
- Usar a descarga no vaso sanitário apenas o necessário. Manter a válvula sempre regulada;
- Reutilizar a água sempre que possível;
- Lavar o carro com balde de água captada ao invés de mangueira;
- Lavar quintais com a água da chuva captada;


 Dicas importantes:
 - Varrer a calçada, ao invés de lavá-la com o uso de mangueira, pode resultar numa economia de até 250 litros de água.
- Deixar o chuveiro desligado enquanto o corpo é ensaboado pode resultar numa economia de até 100 litros de água (por banho).
- Uma torneira que fica gotejando pode gerar um desperdício de até 1300 litros de água por mês.
- Uma máquina de lavar roupas pode gastar até 160 litros de água numa lavagem. Armazenar esta água (em recipiente fechado), para lavar o quintal posteriormente, pode gerar uma boa economia.

 Conservação e tratamento da água.
 A água armazenada na caixa pode sofrer contaminação de duas maneiras:
1)      Água muito tempo armazenada sem cloração;
2)      Água que entra no reservatório já com contaminação, proveniente da sua passagem pelo telhado da casa. É fato que o telhado recebe vários tipos de depósitos trazidos pelo vento, como folhas, papel, lixo etc. Além da poeira. É também o lugar de passagem de animais como ratos, pássaros e insetos.
Assim sendo, para conservarmos a água de boa qualidade, devemos realizar uma limpeza, pelo menos, uma vez por ano dentro da caixa, nas tubulações ou bicas de condução, além de manter o balde sempre limpo e longe de chão. Uma inspeção interna e externa na caixa é sempre bom para verificar da existência de trincas ou rachaduras evitando a perda de água ou a infiltração de impurezas.
A captação da água de chuva é uma maneira rápida de se obter um grande volume de água em um período de tempo bastante reduzido, e de razoável qualidade.


Custo de um Sistema de Aproveitamento de água da chuva
O preço de um sistema de aproveitamento de água da chuva varia de acordo com o projeto, uma vez que cada área de telhado demanda configurações de componentes diversificadas. Vale ressaltar que a aquisição de um sistema de aproveitamento de água da chuva é na verdade um investimento que além de gerar retorno financeiro valoriza ainda mais o imóvel onde o mesmo é instalado.

Quanto Tempo leva o Retorno Sobre o Investimento?
Considerando as condições climáticas do Brasil e a tarifa atual de água o investimento em um sistema de aproveitamento de água da chuva costuma retornar o valor investido em aproximadamente 2 anos para o seguimento industrial e 5 anos para o residencial. Este retorno é calculado de acordo com a economia que o sistema gera, podendo chegar na maioria dos casos em uma redução de 50% do volume de água potável consumida da rede municipal/local.








Conclusão
Antes de tudo é sempre bom lembrar que sem água não haveria vida no planeta. Ela é de extrema importância para a vida de todos os seres vivos que habitam a Terra. Embora este recurso seja encontrado em abundância em nosso planeta (cerca de 70% da superfície é composto por água), somente 4% da água é doce, ou seja, própria para o consumo. Levando em conta que a população mundial atual é de sete bilhões de habitantes e continua crescendo, é de fundamental importância que o ser humano busque formas de usar a água de forma racional e inteligente. Economizar água para que não falte no futuro é o grande desafio ambiental neste início de milênio.
Com a poluição cada vez maior do ar, da terra, das nascentes, dos lagos, dos rios e dos oceanos, essas águas estão ficando contaminadas, exigindo uma enorme preocupação para sua preservação, pois sem água natural a vida como conhecemos não tem como existir.
Para que o planeta seja realmente preservado, não basta economizarmos água "limpa"; muito mais importante é captar a água da chuva, tendo então um beneficio para os fins desejáveis, ou até mesmo limpar a água “suja”.
O uso racional da água hoje é a garantia deste importante recurso natural para as futuras gerações.
Entretanto, o aproveitamento de águas pluviais, se mostra como sendo uma solução inovadora tanto do ponto de vista técnico quanto econômico.










Lista de ilustrações - Anexos Projeto de captação de água
Figura 1 – 


Figura 2 – 

Figura 3
  
Figura 4 –

Figura 5 –
















BIBLIOGRAFIA
<http://www.rotogine.com.br/site/?page_id=277 acesso realizado em maio de 2015>






Nenhum comentário:

Postar um comentário