Nos sistemas de injeção atuais podem ser encontrados 2 tipos de bombas de combustível:
a) Bombas de recalque
b) Bombas de pressão
a) Sua função é retirar do reservatório o combustível que alimenta a bomba de pressão (principal) do sistema. A bomba de recalque é necessária quando a principal (de pressão) fica num nível superior ao do tanque. Ou quando a saída do combustível é feita pela parte superior do reservatório. Geralmente é uma bomba centrifuga de palhetas, de baixa pressão. É encontrada em algumas aplicações do sistema LE-JETRONIC, nos quais eram utilizadas duas bombas: uma interna ao tanque, de recalque, e outra externa, de pressão.
b) Este tipo de bomba serve para dar pressão ao circuito de combustível. É a bomba principal. Geralmente, não tem poder de sucção pelo que deve ser auxiliada por uma outra bomba, ou estar instalada em um nível inferior ao do tanque para receber alimentação por gravidade. Nos sistemas mais modernos está instalada dentro do próprio reservatório de combustível.
Tipos
Existem varios tipos em uso:
• Bomba de roletes ou palhetas: utilizadas como bomba externa. É constituída de um excêntrico dotado de ranhuras, em cada ranhura do excêntrico existe um rolete. Estes são ligados aos canais que sugam o combustível e que enviam o combustível com pressão de sistema para o tubo distribuidor(flauta)
• Bomba de engrenagens: pouco utilizadas
• Bomba centrífuga: possivelmente a mais utilizada atualmente, como bomba interna. É constituída de um rotor(turbina) dotado de diversas pás(aletas). A turbina está ligada a tubulação de sucção e a de saída para o tubo distribuidor.
Componentes Principais
Para ilustrar os componentes principais será utilizado o exemplo de uma bomba de roletes, de uso externo. São também denominadas bombas “In-Line”. Outros tipos de bombas possuem componentes similares. O que varia é o elemento que impulsiona o combustível, ou seja, o tipo de rotor utilizado. Atualmente, as mais difundidas são as bombas centrífugas instaladas dentro do reservatório.
Bomba de Combustível
Verificações
Não são muitas as verificações elétricas que podem ser aplicadas às bombas de combustível para avaliar o seu correto funcionamento. Basicamente se reduzem a medir a tensão de alimentação e a conexão à massa. A medição da resistência interna não necessariamente é uma verificação conclusiva. Outras verificações, como vazão e pressão tem a ver também, com o desempenho do resto dos componentes do circuito de alimentação de combustível. No entanto, estas verificações pouco dizem sobre o estado mecânico ou o nível de desgaste da bomba. A visualização da onda de corrente, através do uso de osciloscópio automotivo e ponta de baixa corrente é talvez, uma das melhores formas de verificar o estado geral da bomba. Este tipo de verificação permite também, antecipar possíveis defeitos futuros.
O vídeo a seguir mostra o funcionamento de uma bomba externa de roletes.
Postagem: Bruno Antunes, Guilherme Cardoso
Turma: 3328
Sala: 104
Engenharia Civil - Fenômenos de Transporte
Nenhum comentário:
Postar um comentário