Introdução
O presente artigo refere-se ao pressostato, que é um instrumento de medição de pressão utilizado como componente do sistema de proteção de equipamento ou processos industriais, protegendo a integridade de equipamentos contra o aumento ou queda excessiva de pressão durante seu funcionamento.
Desta forma, será apresentado e explicado o conceito de um interruptor de pressão e seus elementos construtivos, sendo citados exemplos e funções, como também a forma como são utilizados.
O que é um pressostato?
Pressostatos são dispositivos que medem a pressão e atuam como sistema de proteção de equipamentos e processos industriais, impedindo que o aumento ou queda de pressão excessivos possam vir a danificar o equipamento durante seu funcionamento.
O pressostato, interruptor de pressão, é utilizado em máquinas de fabricação e instalações, plantas de utilidade pública e edifícios públicos. Quanto à forma de ativação e funcionamento, há modelos que monitoram e respondem de forma automática, ou seja, são programados anteriormente, e há também aqueles que são funcionam de modo manual.
Existem muitos tipos de pressostatos, os dois mais conhecidos são interruptores pneumáticos, usados no carregamento de baterias (em particular aquelas que utilizam uma combinação de níquel e outro metal), e interruptores hidráulicos, usado em piscinas, máquinas e aparelhos. Já em relação ao intervalo entre atuação e desarme, eles são divididos em diferencial fixo e ajustável, sendo que o fixo só tem um ponto de ajuste, set-point, sendo o intervalo entre o ponto de atuação e desarme fixo; já no ajustável, é possível ajuste do set-point e também o intervalo entre o ponto de atuação e desarme do pressostato. Quanto a função, os tipos de pressostatos são divididos em pressostato de um contato, que atua sobre uma única variação de pressão, abrindo ou fechando um único circuito elétrico, por meio da ação reversível do micro-interruptor, pressostato diferencial, que atua sobre a variação entre 2 pressões numa mesma linha controladas pelo mesmo instrumento, e pressostato de dois contatos, que atua independentemente sobre dois limites de uma mesma fonte de pressão, abrindo ou fechando dois circuitos elétricos independentes por meio da ação reversível de dois interruptores.
Junto ao pressostato, existe outra peça essencial num sistema, o autoclave, conhecido também como balão. Ele permite controlar os arranques e paragens da bomba.
Imagem ilustrativa de um pressostato.
Elementos construtivos
O pressostato é formado por um sensor, um mecanismo de ajuste de set-point e uma chave de duas posições (aberto ou fechado). Como elemento sensor, pode-se utilizar qualquer um dos tipos já mencionado, sendo o mais utilizado nas diversas aplicações o diafragma.
Como mecanismo de ajuste de set-point utiliza-se na maioria das aplicações uma mola com faixa de ajuste selecionada conforme pressão de trabalho e ajuste, e em oposição à pressão aplicada.
O mecanismo de mudança de estado mais utilizado é o micro interruptor, podendo ser utilizado também ampola de vidro com mercúrio fechando ou abrindo o contato que pode ser do tipo normal aberto ou normal fechado.
Funcionamento
O pressostato funciona da seguinte maneira: quando a pressão é muito baixa em relação ao que se deseja, o pressostato ativa e liga a bomba, que aumenta a pressão até a bomba desligar. O diferencial entre a pressão de ligar e desligar dá-nos o volume de água útil que será tanto maior quanto maior for o autoclave.
Uma projeção do autoclave juntamente com o pressostato de modo correto, pode evitar que ocorra problemas com uma tubulação como o golpe de ariete*, gasto de energia desnecessário etc.
Pode ser usado também como elemento de segurança das bombas de água e da própria instalação, assegurando que quando são atingidas pressões demasiado elevadas no sistema, a bomba seja desligada, impedindo deste modo o desgaste de outros elementos.
*Golpe de Ariete:
Acontece devido ao fechamento brusco de uma válvula, o que faz com que o fluxo volte e aumente a pressão em alguns pontos da tubulação.
Conclusão
Neste trabalho abordamos sobre o que é um pressostato, sendo apresentado e explicado seu conceito, os elementos construtivos e como ocorre o funcionamento deste instrumento de medição de pressão. É possível concluir que o pressostato possui uma função básica de proteção da integridade dos equipamentos enquanto estão em uso. O instrumento tende a afinar a pressão de paragem e arranque do equipamento, assegurando quando pressões muito elevadas (sobrepressões) são atingidas no sistema o equipamento desligue.
Por fim, declara-se a importância deste trabalho para o nosso conhecimento, uma vez que complementa o conteúdo visto e discutido em sala sobre bombas e seus devidos instrumentos.
Bibliografia
<http://www.hidraulicart.pt/wp-content/uploads/2011/12/telemecanique.jpg> Acesso em 28 de outubro de 2015
Link explicando como funciona a regulagem de um pressostato <http://www.pontodoincendio.com.br/wa_files/Regulagem_20Pressostato.pdf> Acesso em 28 de outubro de 2015
Acadêmicos: Maha Mashni, Eduardo Urbano e Renata Bianchini
Nenhum comentário:
Postar um comentário