sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Extração de areia através de bombas de sucção.

Extração de areia através de bombas de sucção.

Definição: Bombas são máquinas que recebem energia potencial (força motriz de um motor ou turbina), e transformam parte desta potência (em relação ao seu rendimento) em energia cinética (movimento) e energia de pressão (força), conferem energia de pressão aos líquidos com a finalidade de transportá-los de um ponto para outro. Entre os diferentes tipos de bombas, encontram-se as bombas de sucção.

Bombas de Sucção: essas bombas criam um bloqueio de ar (gerando o vácuo) dentro de um sistema de tubulação, quando o vácuo é criado com êxito, a água é sugada através dos tubos. Nas maquinas atuais, os motores de turbina giram quando ativados e removem efetivamente o ar na tubulação do sistema, tirando água de sua fonte. Bombas de sucção são geralmente utilizadas na extração de areia.


Processo de Extração de Areia: A extração consiste na dragagem dos sedimentos existentes nos leitos dos rios, geralmente em profundidades não muito elevadas. A dragagem é feita pelo meio de bombas de sucção, instaladas sobre barcaças ou flutuadores. As bombas de sucção são acopladas às tubulações, podendo assim efetuar o transporte da areia misturada a água até os silos, ou local de depósito. 
  
                                          



O beneficiamento da areia para construção é um processo que se constitui de lavagem, peneiramento/classificação e secagem.
A areia retirada dos sedimentos coletados é de grande importância na construção civil. É utilizada de forma abundante e constante na execução de qualquer obra, desde o principio até sua finalização.

O vídeo abaixo demonstra o processo de dragagem:


Postagem: André Mendes Mello; Matheus Martins Speck; Thomas Vitor de Medeiros.
Turma 3328 Fenômenos de Transporte.
Professora: Maria Lúcia Cochlar

Um comentário:

  1. Boa tarde! Há algum gráfico que sintetiza a relação entre a potência da bomba e vazão de areia dragada

    ResponderExcluir