sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Bombeamento de concreto

O concreto é o material mais utilizado para realização de construções no Brasil e no mundo. Porém, não chega a ser nem tão resistente, nem tão tenaz quanto o aço, mas alguns fatores fazem do concreto um material mais versátil e de maneira geral de melhor aplicação. Dentre estes fatores, podem ser citados:
     

  • A facilidade na produção e no manejo, uma vez que o concreto é uma substância plástica que pode ser moldada;
  • Sua durabilidade e economia, sendo um material muito barato em comparação com o aço;
  • A alta resistência à água, o que faz dele o material ideal para resistir à ação de intemperismos.

Com o advento da tecnologia muito se alterou no ramo da construção civil que hoje chega a patamares nunca antes imaginados. O concreto foi primordial para esse avanço, permitindo obras extremamente complexas por suas características inigualáveis.

Hoje muito se acomete ao bombeamento deste material magnífico, o que possibilita obras com mais agilidade e praticidade, reduzindo custos e prazos finais das obras.

Vantagens do concreto bambeável:

  • Agilidade na aplicação do concreto na obra. No método de lançamento de concreto convencional, utilizando carrinhos de mão ou similares pode-se chegar a um volume de 5 a 6m³/h, já no método de lançamento de concreto bambeável, os equipamentos conseguem lançá-lo em até 50m³/h;
  • Racionalização da mão de obra e equipamentos (carrinhos de mão, guinchos, elevadores, etc.);
  • Facilidade em vencer grandes distâncias verticais e horizontais;
  • Redução relevante dos custos da obra devido ao maior volume de concreto lançado;
  • Aplicação contínua do concreto evitando paralisações, causa mais comum do aparecimento das indesejáveis "juntas de concretagem".


São diversos tipos de bombas e técnicas de bombeamento que foram desenvolvidas para permitir o melhor resultado. Dentre os tipos de bombas para concretagem disponíveis na atualidade, temos:


  • Bomba Reboque ou de Arrasto:
esses tipos de bombas de concreto são rebocadas até a obra e necessitam da montagem de tubulações ou mangotes de 3, 4 ou 5 polegadas até o local de lançamento do concreto. São equipamentos sem o mastro de distribuição; onde o princípio do bombeio de concreto é o mesmo utilizado nas “Bombas Lança” e “Auto Bombas”;
 
Bomba Reboque ou de Arrasto

  •  Autobomba:
É uma bomba reboque montada sobre o chassi de um caminhão, que dispensa a necessidade de um veículo para rebocá-la. É o tipo de bomba ideal para ser utilizada em pequenas e médias obras, como residências, galpões comerciais e edifícios.

Autobomba



  • Bomba Lança:
A bomba lança é necessariamente montada sobre um chassi de caminhão. Esse tipo de bomba de concreto possui um mastro de distribuição que é movimentado por meio de cilindros hidráulicos. A sua estabilização é feita por meio de braços hidráulicos que são acoplados à carroceria do caminhão que a transporta. As bombas de última geração possuem controle remoto sem fio, facilitando a sua operação em locais de difícil visualização do serviço da concretagem.
Bomba Lança
De maneira geral, o mecanismo de funcionamento das bombas é basicamente o mesmo. Com dois pistões funcionando alternadamente, ocorre a admissão do concreto no sistema e em seguida compressão do material para que o mesmo percorra a tubulação sem obstuções. Como exposto à seguir:
Admissão e compressão do concreto no sistema de bombeamento

Esquema de funcionamento da bomba com pistões alternados 

Um grande marco para engenharia civil foi a construção do edifício Burj Khalifa em Dubai, o mais alto do planeta. A execução da obra foi marcada pela quebra de diversos recordes mundias, sendo um deles o de maior transporte vertical de concreto, onde a empresa alemã especializada no ramo de bombas, a Putzmeister, em Abril de 2008 usando a BSA 14000 SHP D bombeou com sucesso o material de alta resistência a uma altura de 606 metros.

A Bomba Reboque BSA 14000 SHP D da Putzmeister é utilizada para bombear e aplicar argamassas e concreto em distâncias. Sua vazão varia entre 36 e 71 m³ por hora através do Tubo S-2015D. Com saída de seis polegadas de diâmetro, a mistura é projetada com pressão de 220 bar. A caçamba do equipamento tem capacidade volumétrica de 600 litros e é abastecida em altura de 1.300 mm. O motor a diesel da bomba, fabricado pela Caterpillar, tem 630 cavalos de potência. Seu peso é de 11.000 kg.


BSA 14000 SHP-D

 
Dimensões da bomba (mm)
A empresa, durante a construção do empreendimento, contava com duas bombas  BSA 14000 SHP D e uma bomba BSA 14000 HP-D, garantido o máximo de desempenho.

Bombas em operação na execução da Burj Khalifa

Bombas em operação na execução da Burj Khalifa

Além de quatro  bombas estacionarias, sendo três MX 28-4 T e um MX 32-4 T que, em conjunto com as bombas, bombearam em 32 meses de uso uma valor aproximado de 160.000 m3 de concreto.
As bombas estacionarias usadas, os modelos MX da Putzmeister, eram controladas por controle remoto e deram á fase de construção do empreendimento, uma vasta área de concretagem, resultando em agilidade, no processo construtivo. O  modelo  MX 28-4 T usado, devido sua estrutura articulada, proporcionava  movimentos em diversos ângulos, com um alcance máximo horizontal de 27,7 metros. O segundo modelo usado, a MX 32-4T segue os mesmos princípios da MX 28-4T, porém seu alcance máximo horizontal é 31,8 metros.
Ilustração MX 32-4T putzmeister

Ilustração MX 28-4T putzmeister

Este grande feito da engenharia só foi possível graças aos avanços tecnológicos em Mecânica dos Fluidos, o presente e futuro da Engenharia Civil.


Autores: Guilherme Tomaz, Leonardo Goulart, Lucas Florêncio, Mateus Ferrão.
Engenharia Civil - Fenômenos de Transporte
Sala: 110
Turma: 3326

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