terça-feira, 20 de junho de 2017



BOMBAS PARA BOMBEAMENTO DE CONCRETO

ALUNOS: LUIZ ANTONIO FELISBERTO, MARCELO ROSSO
DISCIPLINA: FENÔMENOS DE TRANSPORTE
PROFESSORA: MARIA LÚCIA COCHLAR

BOMBEAMENTO DE CONCRETO

As bombas são equipamentos de extrema importância para a construção civil. Tanto para grandes quanto para pequenas obras, elas imprimem mais velocidade à concretagem, diminuem a quantidade de mão de obra e equipamentos, facilitam a aplicação e permitem um melhor acabamento, devido à maior plasticidade do concreto.


Seu funcionamento é muito complexo, mas podemos dizer que está baseado em acionar dois pistões para funcionarem alternadamente. Enquanto um se enche com o concreto proveniente do caminhão betoneira, o outro se esvazia, empurrando o concreto para a tubulação de saída.


Dependendo do seu modelo, as bombas podem ser montadas sobre o chassi de um caminhão, ou serem do tipo rebocável, seguindo para a obra engatada em outro veículo.

Não existe uma classificação oficial para estes equipamentos, portanto, afim de distingui-los agrupamos abaixo, por tipologias:

Bomba Lança: Equipamento que obrigatoriamente deve ser montado sobre o chassi de um caminhão, devido ao seu tamanho e peso. O nome lança se deve ao fato dela possuir um mastro distribuidor, articulado normalmente em três ou quatro partes. No Brasil as bombas-lança mais utilizadas são as de 28 m e 32 m de alcance do mastro e a maior bomba que existe em atividade possui 56 metros de Lança.



Bomba Reboque ou Estacionária: São equipamentos sem o mastro distribuidor, mas que podem ter o mesmo desempenho de uma Bomba Lança em termos de velocidade e potência de bombeamento. São rebocadas até a obra e necessitam da montagem de tubulação até o local de descarga. São mais utilizadas em prédios, galpões com pé direito baixo, estacas hélice, etc.


Auto Bomba: Seria uma Bomba Reboque ou Estacionária montada sobre o chassi de um caminhão, dispensando a necessidade de um veículo para rebocá-la. Tida como a solução sucessora da Bomba Estacionária, devido a sua maior praticidade.


Bomba de Mangote: São bombas com menor potência e velocidade de bombeamento, mas perfeitas para serem utilizadas em obras residenciais. A distribuição do concreto é feita através de mangotes de três polegadas e a consistência do concreto (Slump) é excelente para o enchimento de lajes, vigas, etc.


Existem muitos outros tipos de bombas dos mais variados tipos, bem como as mais variadas funções que vão muito além do simples bombeamento de água ou concreto.
Um exercício interessante é treinarmos como fazer um dimensionamento de uma bomba de concreto, para isso teremos a ‘ajuda’ abaixo.

DIMENSIONAMENTO
Para fazer o dimensionamento de uma bomba de concreto devemos seguir critérios parecidos com os usados no projeto de bombas hidráulica.

Devemos ter em mãos:

  • Vazão para atender o pedido;
  • Diâmetro da tubulação;
  • Comprimento da tubulação (horizontal vertical);
  • Comprimento da tubulação vertical;
  • Quantidade de curvas e seus raios;
  • Slump do concreto ou espalhamento;

Como sabemos várias ferramentas, como ábacos que nos auxiliam nestes cálculos, como é o caso do MONOGRAMA.


EXEMPLO:

Digamos que tenhamos um pedido de 270 m³ de concreto para ser colocado em 6 horas então a vazão será:

270(m³) /6(h) = 45m³/h

O fator de trabalho ou seja o rendimento seja de 75% logo a vazão se altera para: 

45m³/h / 0.75 = 60,00 m³/h 

Isso acima quer dizer que a bomba trabalha 48 minutos em uma hora:

60 min x 75% = 45 minutos.

Diâmetro da tubulação seja de DN 125.
Comprimento total da tubulação seja 86 metros (incluído mangote da extremidade e comprimento vertical).
Comprimento vertical seja 50 metros que está incluído no comprimento total.
Tem-se 4 curvas de 90 graus
Tem-se 2 curvas de 30 graus
Slump de 120 mm

Agora se transformam em metros as curvas que temos, pela seguinte regra:

·         Regra 1: para cada 30 graus corresponde a 1 metro de tubulação horizontal.

Logo temos:

4 curvas de 90 graus = 4x90=360
2 curvas de 30 graus = 2x30=60
Total = 420 / 30 = 14 mts

O comprimento para colocar no NOMOGRAMA = 86(tubulação) + 14 = 100 metros.

Como a tubulação vertical provoca um aumento de pressão e este aumento é diretamente adicionado na pressão estática e temos a segunda regra:

·         Regra 2: Se considera que se tem um aumento de 0.25 bar para cada metro de tubulação vertical.

Então, no exemplo que estamos fazendo temos:

Bares requeridos pelo comprimento da tubulação vertical = 50 mts x 0.25 = 12.50 bar.

Feito isso o NOMOGRAMA fica do mostrado logo abaixo, em seus 4 quadrantes com a sua marcação feita nos seguintes passos:

1.      Marca-se a vazão de 60.00 m3/h;
2.      Marca-se a linha do diâmetro nominal da tubulação em DN 125;
3.      Marca-se o Slump e ou espalhamento de 120 mm;


Com a pressão encontrada de 20 Bar, que é a pressão da linha, se soma a pressão do comprimento vertical que é de 12.50 Bar, e assim obtêm-se também no ultimo quadrante, ou seja, a energia necessária:

Pressão da bomba: 20 bar +12.50 bar = 32.50 bar


Feito isso temos as informações necessárias referentes ao dimensionamento.

Usaremos uma bomba com:

·         Vazão: 60 m³/h
·         Pressão: 32.50 bar
·         Energia: de 77 KW

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