Grande parte das tecnologias de bombeamento requer obrigatoriamente que não haja a presença de ar entre o líquido a ser transferido e o interior da bomba, ou seja, é obrigatório preencher com líquido da câmara de bombeamento até a tubulação de alimentação, chamada escorva da bomba.
A falha no fornecimento de líquido durante o trabalho da bomba, popularmente chamado de “trabalho a seco”, pode danificar tanto o selo mecânico como toda a bomba, na maioria das tecnologias que exijam a escorva prévia do equipamento.
A bomba autoescorvante é um equipamento capaz de realizar a sucção do produto sem a necessidade de escorva prévia do equipamento, porém requer obrigatoriamente que haja a escorva na sua primeira partida e, a partir deste momento a bomba entra em regime. Nas próximas partidas a escorva será automática, uma vez que todos os modelos retêm fluído internamente, pois o bocal de sucção está acima da linha de centro do rotor, permitindo que a bomba fique sempre cheia de fluído dispensando a necessidade de escorvar a bomba a cada partida.
As bombas centrífugas autoescorvantes têm rotor aberto e bombeiam fluídos com sólidos de grandes dimensões (até 76 mm). São muito utilizadas nas estações de tratamento de efluentes, recalque de água de lagos e rios para irrigação, rebaixamento de lençol freático na construção civil, unidades de combate à incêndio, para carga, descarga e lavagem nos serviços navais, Serviços de emergência para transbordo de produtos, entre outras aplicações.
Algumas Características:
• Construção simples
• Grande resistência à abrasão
• Construção robusta em ferro fundido nodular, bronze, aço carbono e aço inox 316
• Selo mecânico lubrificado externamente: a lubrificação previne danos no caso da bomba trabalhar à seco, e acaba com o vazamento de ar ou líquido pelo eixo longa duração: as partes sujeitas ao desgaste podem ser facilmente substituídas uma ou mais vezes para voltar à performance original
• Fácil de instalar: somente a linha de sucção fica imersa no líquido
• Rápida auto-escorva: não há necessidade de válvulas de pé
• Baixo custo de manutenção.
Pode possuir vazões máximas de até 50 m³/h, pressões de até 4 kgf/cm² e capacidade de sucção máxima de aproximadamente 5 m de profundidade.
Vídeo sobre funcionamento da bomba autoescorvante:
Fonte:
http://www.tetralon.com.br/bombas-autoescorvantes
http://www.technopump.com.br/bomba-auto-escorvante.htm
http://www.machibombas.com.br/sistema-auto-escorvante/
http://www.proinox.com/bombas-sanitarias-inox-auto-escorvantes.html
http://www.goiasbombas.com.br/perguntas.html
http://www.technopump.com.br/bomba-centrifuga-auto-escorvante.htm
Aluna: Giovanna Goulart Cardoso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário