Alunos: kayon de Souza Custódio e Yago
Barcelos
O PRINCÍPIO DE BERNOULLI EM AÇÃO
À medida em que um fluido se move
de um tubo mais largo para um mais tubo mais estreito, o volume do fluido que
se move em uma determinada distância em um determinado período de tempo não
muda. Mas como a largura do tubo mais estreito é menor, o fluido deve se mover
mais rápido (isto é, com maior pressão dinâmica) para mover a mesma quantidade
de fluido a mesma distância na mesma quantidade de tempo. Observe o comportamento
de um rio (Figura 1): em uma região larga e descomprometida, ele flui devagar,
mas se o fluxo é reduzido pelas paredes do cânion, ele acelera dramaticamente.
Figura 1 – Estreitamento de um rio
O princípio de Bernoulli
tornou-se a base para o estudo da aerodinâmica, o design da asa de um avião
quando visto do fim. A aerodinamica da asa doa vião tem a forma de uma lágrima
assimétrica, com a extremidade "gorda" em direção ao fluxo de ar. À
medida que o ar atinge a frente do aerofólio, o fluxo de ar se divide, parte
dele passando por cima da asa e parte passando por baixo. A superfície superior
da asa é curvada, enquanto que a superfície inferior é muito mais reta.
Como resultado, o ar que flui
sobre a parte de cima tem uma maior distância a cobrir do que o ar que flui abaixo
da asa. Uma vez que os fluidos tendem a compensar todos os objetos com aos
quais entram em contato, o ar na parte superior flui mais rápido para atender a
parte do fluxo de ar que flui na parte do fundo da asa, quando ambos alcançam a
extremidade traseira do aerofólio. Um fluxo de ar mais rápido, como demonstrado
por Bernoulli, indica uma pressão mais baixa, o que significa que a pressão no
fundo da asa mantém o avião no alto.
Figura 2 –
Aerodinãmica da asa de um avião
Nenhum comentário:
Postar um comentário