terça-feira, 27 de junho de 2017

“Desde os primórdios da civilização o problema da elevação ou transferência de um local para outro de líquidos são preocupações. A primeira solução foi a roda, que foi utilizada de diversas maneiras. Com o tempo estes mecanismos foram sendo aperfeiçoados até se chegar as bombas para as mais variadas funções. As bombas são máquinas geratrizes cuja finalidade é realizar o transporte ou deslocamento de um produto (líquido, pastoso ou sólido) por escoamento, elas funcionam adicionando energia ao fluido.
As bombas hidráulicas possuem a capacidade de trabalharem com diferentes tipos de vazões, alturas, tipos de fluidos, etc. Existindo uma gama de variáveis para diversas situações e problemas, levando em consideração a necessidade de um estudo de caso detalhado para a determinação da melhor bomba para a situação.”

Bombas

São aquelas que recebem trabalho mecânico, geralmente fornecido por uma máquina
motriz, e o transforma em energia hidráulica, comunicando ao líquido um acréscimo de
energia sob as formas de energia potencial e cinética. Pertencem a esta categoria de
máquinas todas as bombas hidráulicas. Algumas vezes chamadas de máquinas operatrizes hidráulicas, porque realizam um trabalho útil específico ao deslocarem um líquido. O modo pelo qual é feita a transformação do trabalho em energia hidráulica e o recurso para cedê-la ao líquido aumentando sua pressão e/ou sua velocidade permitem classificar as bombas em dois grandes grupos:
·         Bombas de deslocamento positivo, hidrostáticas ou volumógenas (volumétricas);
·         Turbobombas chamadas também hidrodinâmicas ou rotodinâmicas ou simplesmente dinâmicas.

As bombas são utilizadas nos circuitos hidráulicos, para converter energia mecânica em energia hidráulica. A ação mecânica cria um vácuo parcial na entrada da bomba, o que permite que a pressão atmosférica force o fluido do tanque, através da linha de sucção, a penetrar na bomba.
As bombas hidráulicas são classificadas como positivas (fluxo pulsante) e não-positivas (fluxo contínuo).

- BOMBAS VOLUMÉTRICAS

Nas Bombas Volumétricas, ou de Deslocamento Positivo, a movimentação do fluído é causada diretamente pela ação de um dispositivo mecânico da bomba que obriga o fluído a executar o mesmo movimento a que está sujeito este impulsor (êmbolo, engrenagens, lóbulos, palhetas). As bombas de deslocamento positivo possuem uma ou mais câmaras, em cujo interior o movimento de um órgão propulsor comunica energia de pressão ao líquido, provocando o seu escoamento. Assim, proporciona as condições para que se realize o escoamento na tubulação de aspiração até a bomba e na tubulação de recalque até o ponto de utilização. A característica principal desta classe de bombas é que uma partícula líquida em contato com o órgão que comunica a energia tem aproximadamente a mesma trajetória que a do ponto do órgão com o qual está em contato. As bombas de deslocamento positivo podem ser Alternativas, onde o escoamento é intermitente, ou Rotativas, onde o escoamento é contínuo.
Alguns exemplos são:

- Bomba de pistão: Nesta bomba, o dispositivo que produz o movimento do líquido é um pistão que se desloca com movimentos alternados no interior de um cilindro. Quando está no curso de aspiração, o pistão produz vácuo e, quando localiza-se no curso de recalque, tende a empurrar o líquido para fora do cilindro.
Figura 1: Bomba de pistão
Disponível em:
http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAXT0AB/bomba-pistoes-axiais


- Bombas diafragma: Utilizam o ar comprimido como fonte de energia, e foram desenvolvidas principalmente para aplicações de difícil bombeamento. Este tipo de bomba oferece a vantagem de não haver contato com o produto que está sendo bombeado e o sistema de acionamento, o que elimina o risco de vazamento e incorporação de ar no produto. A desvantagem é que a sua capacidade manométrica é limitada não atingindo grande altura na elevação do produto. São bastante utilizadas na transferência de produtos químicos, derivados de petróleo e outros. Possuem um excelente rendimento no bombeamento de produtos viscosos e com particulados sólidos.
Figura 2: Bomba diafragma
Disponível em: http://s3.amazonaws.com/magoo/ABAAAfa8oAD-2.jpg


- Bomba de engrenagens: Existem duas rodas dentadas que trabalham dentro de uma caixa. O líquido é aprisionado nos vazios entre os dentes e a carcaça, será forçado para a tubulação de saída devido à força aplicada pelos dentes de formatos retos ou helicoidais. Bastante utilizada para bombear substâncias líquidas que possuam uma alta viscosidade, mas que não contenham partículas sólidas em suspensão (lubrificante, graxas, óleos).



- Bomba de palhetas: É autoaspirante e também pode ser empregada como bomba de vácuo. Sua composição é de um rotor que possui ranhuras radias para o alojamento de palhetas rígidas. Pode ser utilizada para descargas. Por tratar-se de uma bomba que trabalha com médias e baixas pressões é bastante utilizada para a alimentação de caldeiras ou sistemas que envolvam óleo.

- Bombas Helicoidais: Constam de um estator de borracha cuja parte interna tem a forma de um parafuso de duas entradas (hélice dupla) com passo elevado e grande profundidade de rosca. O rotor é um parafuso simples (helicóides), cujo o passo é metade do passo da rosca do estator. O rotor gira em torno de seu eixo principal e com este, forçosamente em torno do eixo do estator, realizando-se um movimento excêntrico deslizante com ação mecânica. Deste modo, os espaços que se formam entre a parte internado estator e o rotor deslocam-se axialmente e de forma contínua com o movimento do rotor, da boca de aspiração para a de recalque, sem que haja modificações em sua forma nem em seu volume.

Figura 5: Bomba helicoidal


- Bomba Vortex: Bombeamento de água com sólidos em suspensão, bombeamento de efluentes não fibrosos, agricultura, cabines de pintura, indústrias.

Figura 6: Bomba vortex




- Turbobombas ou hidrodinâmicas

Nas bombas hidrodinâmicas, também chamadas de Turbo-Bombas ou bombas centrífugas, a movimentação do fluido ocorre pela ação de forças que se desenvolvem na massa do mesmo, ou seja, onde as forças dinâmicas causadas pelas diferenças de velocidades entre o fluido em escoamento e as partes móveis da bomba, são os fatores que causam as trocas de energia, que em consequência da rotação de um eixo no qual é acoplado um disco (rotor, impulsor) dotado de pás (palhetas, hélice), o qual recebe o fluido pelo seu centro e o expulsa pela periferia, pela ação da força centrífuga, por este motivo o seu nome mais utilizado.
O rotor é a peça da bomba responsável da bomba centrífuga pela troca de energia da velocidade. Estas bombas variam em 3(três) tipo de acordo com o escoamento do fluído por este rotor, sendo elas: radiais, axiais ou mistas.
- Bomba Axial: É Onde o movimento do fluido ocorre paralelo ao eixo de rotação, é caracterizada pelo recalque de grandes vazões em pequenas alturas, e sua força predominante é a de sustentação. A pressão é desenvolvida sobretudo pela ação da sucção das pás sobre o líquido.

Figura 7: Bomba Axial

- Bomba Radial: O Fluído também tem acesso a bomba na direção axial, porém sai na direção radial, sendo caracterizada da maneira inversa da bomba axial - tendo o recalque de pequenas vazões em grandes alturas, e sua força predominante é a força centrífuga.

Figura 8: Bomba Radial.

Disponível em: www.google.com.br/url?sa=i&rct=j&q=&esrc=s&source=images

- Bomba Mista: O Fluído também de acesso a bomba na direção axial, porém sai na direção diagonal - entre a direção axial e radial. A pressão é desenvolvida em parte pela força centrífuga e em parte pela ação da sucção das pás sobre o líquido.


Figura 9: Bomba Mista:



Os três tipos de bombas centrífugas citados anteriormente, se distinguem pelas respectivas velocidades específicas, onde é obtida através da vazão em relação a altura manométrica.

Rotores com baixa velocidade específica são projetados para grandes alturas manométricas, sendo inversamente proporcional, ou seja, rotores com alta velocidade específica projetados para pequenas alturas manométricas.
São divididos em abertos, fechados e semiabertos.
- Rotor ABERTO:
- Usado para bombas de pequenas dimensões;
- Possui pequena resistência estrutural e baixo rendimento;
- Dificulta o entupimento, devendo ser usado para bombeamento de líquidos sujos e muito viscosos;
Rotor FECHADO:
- Usado para bombeamento de líquidos limpos e fluido com pequena viscosidade;
- Possui dois discos com as palhetas fixas em ambos;
- Evita a recirculação da água (retorno da água a boca de sucção);
- As perdas de água são menores (maior rendimento);
* É o tipo mais usado;
Rotor SEMI-ABERTO ou SEMI-FECHADO:
- Possui apenas um disco onde são afixadas as palhetas;
- Dificulta o entupimento, devendo ser usado para bombeamento de líquidos sujos.

Michele de Souza Lopes

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