Lei de Reynolds
1. Número de Reynolds
É um número livre de dimensão usado em mecânica dos fluídos para o cálculo de escoamento de algum fluído sobre uma área.
É muito utilizado em projetos de tubulação industrial e asas de aviões.
A concepção foi introduzida por George Gabriel Stokes em 1851, mas o número de Reynolds tem seu nome provindo de Osborne Reynolds, que popularizou seu uso em 1883.
O seu significado é um quociente de forças, dado pela fórmula:
Por exemplo, para o caso de um fluxo de água em um tubo cilíndrico, admite-se os limites de 2000 e 2400, ou seja, o fluxo será laminar para valores menores que 2000 e turbulento para valores maiores que 2400.
O experimento de Reynolds é feito com um tubo transparente horizontal, onde a água flui por um reservatório. Uma substância com cor é injetada na corrente de água, proporcionando a visualização do escoamento, definido da seguinte forma: o escoamento é laminar quando a substância escoa sem misturar com a água, entretanto, quando a substância mistura com a água, o escoamento demonstra ser turbulento.
2. Número de Reynolds em perfil aerodinâmico
A determinação do número de Reynolds é importante para a escolha adequada dos aspectos de um perfil aerodinâmico, afinal, a eficiência em gerar sustentação está relacionada ao número de Reynolds.
O mesmo pode ser expresso da seguinte forma:
No estudo do escoamento sobre as asas de aviões, o fluxo é turbulento para números de Reynolds de ordem 1x10^7, abaixo disso, o fluxo é laminar.
Referências
TURATI, Guerino. Mecânica dos Fluídos - Número de Reynolds. 2015. Disponível em: www.youtube.com/watch?v=ReOaG1JI-1U. Acesso em: 19 out/ 2018.
RODRIGUES, Luiz Eduardo Miranda J. Escoamento Laminar e Turbulento. Disponível em: www.engbrasil.eng.br/pp/mf/aula10.pdf. Acesso em: 19 out. 2018.
Nenhum comentário:
Postar um comentário