quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Aerodinâmica dentro do mundo automobilístico

Aerodinâmica dentro do mundo automobilístico

Aluno: Cassio Rogerio Carreira Filho 
Aerodinâmica dentro do mundo automobilístico 
Setor automobilístico e simuladores de situações extremas

Atualmente a Ford é uma das empresas que utilizam comumente esse tipo de estrutura para realizar testes em seus carros antes do lançamento no mercado . A sede da companhia localizada em Dearbourn, Estados Unidos, possui uma estrutura completa no quesito de túneis do vento.



Simulação sendo realizada em um dos túneis de vento da Ford (Fonte da imagem: Reprodução/Ford)

Essas estruturas permitem simular o comportamento do automóvel em situações extremas, como tempestades, neve e deserto. O túnel de número 8, como chamado pela empresa, apresenta uma hélice de sete metros de diâmetro, composta por 44 pás que produzem ventos de até 240 km/h.

As consequências impactadas no carro pelas tempestades simuladas são medidas por meio de uma balança com precisão para detectar desde o peso de uma moeda até cargas de 4 toneladas. Além disso, também são utilizados lasers para identificar o trajeto percorrido pelo ar ao redor do automóvel .


Túneis de vento na Fórmula 1


Investimentos milionários em diversas tecnologias é um dever básico para qualquer companhia que queira entrar para as corridas da Fórmula 1. Mais do  que se preocupar com a potência do motor, é preciso analisar o comportamento dos veículos nas pistas, trabalhando diretamente com a aerodinâmica dos carros.
Isso porque de nada adiantaria desenvolver motores extremamente potentes se o veículo não possuir uma estrutura estável ou um formato que seja capaz de amenizar a resistência do ar, por exemplo. Por conta dessas razões, os túneis de vento são amplamente utilizados nessa área, assim como você pode conferir neste vídeo da BMW Sauber, mostrando como a estrutura funciona na prática.


Segue o link do video:

https://www.youtube.com/watch?time_continue=61&v=4nOZSOFMZj0

Nenhum comentário:

Postar um comentário