terça-feira, 30 de outubro de 2018

Ultra Ever Dry - Material hidrofóbio e oleofóbico

O material conhecido como Ultra Ever Dry possui características nanotecnológicas que auxiliam na proteção de diversos objetos contra água e óleo.

Fonte: Blog da Engenharia

Sua ideia inicial surgiu a partir da natureza, durante a observação da folha de lótus. A mesma repele a água quando esta entra em contato, ação conhecida como "Efeito Lótus". A partir de então a Nissan, em conjunto com a Nano Labs, um laboratório de nanotecnologia buscaram métodos para criar um material que obtivesse o mesmo fim.

Fonte: Nanotecnologia Hoje

O Ultra Ever Dry é um líquido que contém nanoestruturas que ao entrar em contato com o objeto minimizam a área de contato da superfície, ou seja, materiais que possuem texturas, rugosidades, por menores que sejam, tornam-se extremamente lisas pois estas nanoestruturas preenchem os "buracos" dos materiais. Dessa forma, tanto a água quanto o óleo não conseguem se fixar.
Inicialmente usado para automóveis, diminuindo consideravelmente o gasto com manutenção e limpeza, o líquido pode ser utilizado na construção civil como um excelente impermeabilizante. Além disso, possui outras características como: autolimpante, anticongelante, antibactericida e protege contra a corrosão.





Atualmente ele pode ser encontrado em diversos sites para venda, mas acredita-se que futuramente ele estará mais acessível e será vendido até mesmo em lojas de materiais de construção. Seu custo de produção é baixo comparado ao benefício apresentado.



REFERÊNCIAS

DESCUBRA COMO FUNCIONA A TINTA "AUTOLIMPANTE" DOS AUTOMÓVEIS. Disponível em: . Acesso em: Out/2018.

RESTOCLEAN. Disponível em: . Acesso em: Out/2018.

Aluna: Aline Daiane Ribi Fernandes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário