quinta-feira, 6 de junho de 2013

A pressão exercida sobre a superfície da terra é chamada de pressão atmosférica e é medida por meio de um equipamento conhecido como barômetro. Sabendo que ao nível do mar a pressão atmosférica é da ordem de 1 atm. (definida como 101 325 Pa). Se a força exercida pelo ar aumenta em um determinado ponto, consequentemente a pressão também aumentará. Essas diferenças de pressão têm uma origem térmica estando diretamente relacionadas com a radiação solar e os processos de aquecimento das massas de ar. Embora o ar seja extremamente leve, não é desprovido de peso.


No vídeo, Usando uma lei básica da física, é possível fazer uma bexiga encher sozinha dentro de uma garrafa sem dar um sopro sequer, pois mostra a ação da pressão atmosférica sobre uma pressão inferior, para a demonstração basta encher uma garrafa de vidro com água quente, deixe a água até perceber que o vidro já esta inteiro aquecido, depois esvazie-o e encaixe a bexiga na boca da garrafa. O balão começará a encher para dentro conforme a garrafa esfriar.

Isso ocorre pois a pressão dentro do vidro começará a cair enquanto ela esfria. A pressão atmosférica então empurrará o ar para dentro da garrafa, enchendo a bexiga. O ponto de equilíbrio será alcançado quando a bexiga estiver totalmente cheia dentro da garrafa.


Francyel Corrêa
Jéssica Correa de Brobio
Patrícia Eliza Coelho Germano

Nenhum comentário:

Postar um comentário