terça-feira, 11 de junho de 2013

Princípio de Venturi

Tubos de Venturi

O Tubo de Venturi é um aparato criado por Giovanni Batistta Venturi para medir a velocidade do escoamento e a vazão de um liquido incompressível através da variação da pressão durante a passagem deste líquido por um tubo de seção mais larga e depois por outro de seção mais estreita. Este efeito é explicado pelo princípio de Bernoulli e no princípio da continuidade da massa. Se o fluxo de um fluido é constante, mas sua área de escoamento diminui então necessariamente sua velocidade aumenta. Para o teorema a conservação da energia se a energia cinética aumenta, a energia determinada pelo valor da pressão diminui.
Em anexo, temos um vídeo demonstrativo, que retrata de forma clara e objetiva o Princípio de Venturi.
Outra utilidade do Tubo de Venturi é servir como aerador para lagoas. Por exemplo, no tratamento de efluentes sanitários por reação biológica, onde o efluente se decompõe por si só, é necessário utilizar aeração, que pode ser por propulsores, aeradores de superfície ou o próprio Venturi, que é ligado numa bomba submersa impulsionando a água que esta no fundo para a superfície da lagoa fazendo com que a reação biológica aconteça e ao mesmo tempo quase extinguindo o odor.
As fotos abaixo são de minha própria fabricação, onde uso para aerar tanques de efluentes sanitários.




Artigo publicado pelos alunos Rinaldo Gazola Jr. e Victor Alves da turma de Fenômenos dos Transportes, regida pela professora Mª Lucia Cochlar.

Um comentário:

  1. Gente, por favor muda essas cores aí, não dá pra ler nada com esses contrastes todos!

    ResponderExcluir