quinta-feira, 13 de junho de 2013

Processo de Tratamento de Água

O link a seguir é uma animação referente ao processo de tratamento de água da cidade de São Paulo, feita pela empresa SABESP.

http://site.sabesp.com.br/uploads/file/flash/tratamento_agua.swf

Processo de Tratamento de Água

    A água potável possui diferentes tipos de utilidade, como para higiene pessoal, ingestão, até mesmo para produção industrial. Sem a mesma não existe vida e é importante lembrar que o referente fluido é um bem finito.
    Dois terços da superfície do planeta são cobertos por água, mas apenas 3% de toda essa água é doce ou própria para consumo humano. Porém, é importante lembrar, que apenas 1% desta mesma está disponível para uso. Além disso, a água que existe hoje é a mesma que de muito tempo atrás, e a população não para de crescer, ou seja, se não for bem utilizada, a água potável pode acabar.
    Até chegar pronta para consumo nas propriedades da cidade, a água percorre um longo caminho. Ela é oferecida através de sistemas produtores, e um destes, que se localiza na cidade de São Paulo, é considerado um dos maiores sistemas produtores de água do planeta e tem capacidade para tratar 33.000 L/s (trinta e três mil litros por segundo) de água.
    A água que abastece a cidade onde se localiza este importante sistema produtor de água, vem de longe. A mesma é transportada por complexos sistemas de represamentos, situados em diferentes níveis e interligados, garantindo que as águas passem em função da gravidade por diversas outras represas, até finalmente chegar na estação elevatória, onde é bombeada por motobombas subindo até o alto da serra onde se localiza o reservatório, sendo que o mesmo também é uma represa. De sua origem até a estação de tratamento, a água percorre um total de cerca de 100 km, passando no trajeto por 48 km de túneis e canais.
    A água chega à estação de tratamento com uma grande velocidade, e esta é tão intensa, que para que a força da água não destrua tudo, a energia precisa ser dissipada por válvulas.
    O tratamento da água tem início com a aplicação do coagulante, que pode ser sulfato de alumínio ou férrico. Tal aplicação é feita logo na entrada da ETA (Estação de Tratamento de Água), na bacia de tranquilização. A água segue por um canal onde telas retêm materiais como folhas e gravetos e logo na fase seguinte, a água recebe aplicação de cloro (bactericida que elimina os microrganismos), depois a água segue para o tanque de floculação, onde ela é movimentada para que o coagulante faça com que as partículas de sujeira juntem-se, formando flocos. No tanque de decantação a sujeira mais pesada vai para o fundo, formando uma camada de lodo. Este lodo é recolhido por uma pá removedora que se move lentamente no fundo do tanque, para evitar que a sujeita suba para a superfície. O lodo acumulado é liberado pelo canal de esgoto. A água da superfície é recolhida através de canaletas e escoada para os filtros, nos mesmos a sujeira que ainda resta, fica retida entre o carvão e a areia e de tempos em tempos, a sujeira acumulada é recolhida pelo processo de retrolavagem.
    Após a filtragem é feita outra aplicação de cloro, que garante a qualidade da água. Neste referente sistema produtor é adicionado flúor na fase final, o que reduz em 65% os índices de cáries na população.
    Antes de seguir pela tubulação para distribuição para os consumidores, a água recebe adição da cal, que eleva o ph da água e diminui sua acidez, protegendo assim, a tubulação contra corrosão.
    Enfim a água tratada é levada para os reservatórios distribuídos pela cidade, os quais distribuem a mesma para os consumidores.
    Todas as etapas de tratamento são acompanhadas por profissionais especializados, que cuidam da qualidade da água, através de análises em um laboratório, além de testes de degustação onde cheiram e provam a água.
    É importante a coleta desta água, em diversos pontos da cidade, havendo desta forma, um controle sanitário.

Vídeo referente ao assunto supracitado.




Referência:

http://site.sabesp.com.br/site/Default.aspx



Equipe:

Juliana da Silva Medeiros
Kellyn Locks
Sara Nunes Doneda

Nenhum comentário:

Postar um comentário