terça-feira, 11 de junho de 2013

Densidade.


DENSIDADE:

        Você já parou para pensar porque algumas substâncias são mais pesadas do que outras? Será que é devido aos materiais ao que são formados? Os materiais possuem algumas propriedades que os tornam mais pesados ou mais leves.
Descoberta da Densidade:
          A densidade foi descoberta por acaso, pelo cientista filósofo, Arquimedes, onde através de um banho de banheira percebeu que ao entrar na banheira, seu corpo deslocava certo volume de água, fazendo a água transbordar, e deduziu  que o volume de água deslocada deveria ser igual ao volume do seu corpo.
A densidade é uma propriedade da matéria que relaciona massa e volume, ela define a quantidade de massa de uma substância contida por unidade de volume.

                                           DENSIDADE = MASSA / VOLUME.

O conceito de densidade pode ser  facilmente entendido na prática comparando objetos feitos a partir de diferentes substâncias, mas de mesmo volume.
  Sólidos de mesmo volume e feitos de diferentes materiais terão massas distintas, ou seja ,  materiais diferentes têm densidades diferentes.

Exemplo: Se compararmos volumes equivalentes de algodão e chumbo, vamos perceber que o volume de algodão é bem mais "leve" que o de chumbo. Na realidade, o volume de algodão, apesar de ser equivalente ao volume de chumbo, tem massa muito menor. Podemos atribuir a diferença de densidade entre o algodão e o chumbo à diferença da massa dos átomos que compões essas substâncias.
       
          Então concluímos que a relação entre massa e volume de uma substância é a sua densidade

EMPUXO

          Quando um objeto  é mergulhado em água,ao ser submerso, desloca um volume de água igual ao seu próprio volume, já que dois corpos não  podem ocupar o mesmo lugar.O objeto sofre uma força contrária, devido ao deslocamento da massa de água que tem o mesmo volume do objeto. A força atuante de baixo para cima é denominada empuxo e ela é uma resultante da pressão hidrostática exercida pelo líquido.

          Pressão hidrostática (a força exercida pela água sobre a superfície de um objeto mergulhado), essa pressão aumenta com a profundidade, portanto a resultante é uma força de baixo para cima. É a mesma força sentida ao tentar mergulhar uma bola de borracha na água.

Equipe:
Amanda Menegaz
Cristiane Raquel Salvalao
Stefani Corrêa

Nenhum comentário:

Postar um comentário