sábado, 15 de junho de 2013

Túnel de Vento



O Túnel de Vento é uma instalação que tem por objetivo simular para estudos o efeito do movimento de ar sobre ou ao redor de objetos sólidos.
Túneis de vento são muito utilizados em laboratórios de modelos físicos para a determinação de parâmetros nos projetos de aviões, automóveis, cápsulas espaciais, edifícios, pontes, antenas e outras estruturas de construção civil.
A construção de modelos físicos, em escalas reduzidas foi possível após a descoberta da Teoria da Semelhança Mecânica por Isaac Newton e do Teorema de Bridgman.
Nos modelos aerodinâmicos a semelhança mecânica aplicada é a de Mach, nos modelos hidrodinâmicos de escoamentos em condutos forçados utiliza-se a chamada Semelhança de Reynolds e nos condutos livres (canais, usinas hidrelétricas, vertedores) utiliza-se a chamada Semelhança Mecânica de Froude.
No Brasil, túneis de vento subsônicos pequenos e médios podem ser encontrados em algumas instituições como USP (Universidade de São Paulo), ITA (Instituto Tecnológico da Aeronáutica) e a UNIVAP (Universidade do Vale do Paraíba). Em São Paulo, no IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) existe o maior túnel de vento subsônico de toda a América Latina, que permite aos meteorologistas, por exemplo, simular catástrofes como o Furacão Catarina e, observar como uma construção reage no quesito da aerodinâmica.
Além destes, túneis de ventos supersônicos, para estudos aeroespaciais, podem ser encontrados no ITA, em São José dos Campos, e na UFABC, em Santo André.
Somente duas instituições no Brasil possuem Túneis Hipersônicos que ultrapassam Mach 20 (Vinte vezes a velocidade do som): O Túnel T3 do IEAv-DCTA (Instituto de Estudos Avançados do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial) e outro semelhante, na UNIVAP (Universidade do Vale do Paraíba).


Na construção civil

Ensaios em túneis de vento constituem uma ferramenta confiável para a determinação dos efeitos de cargas de vento sobre estruturas de construção civil, como edifícios, pontes, torres, coberturas, telhados, cabos, chaminés, treliças e outros. Sua aplicação está diretamente relacionada às situações que exigem informações com maior exatidão e confiabilidade ou quando o conhecimento a respeito das cargas de vento recai sobre condições que fogem às previstas nas normas técnicas, tal como a NBR 6123:1998.

Os ensaios em Túnel de Vento realizados com modelos em escala reduzida são importantes para:
  • Aumentar a confiabilidade e a efetividade da construção e, também, reduzir os custos de projetos estruturais.
  • Permitir a avaliação da influência de outras edificações e coberturas do solo próximas sobre a construção analisada. Neste ponto, é importante assinalar que as construções em grandes metrópoles estão geralmente situadas em zonas de alta densidade de edificações.
  • Permitir um estudo mais eficiente sobre a ventilação dos ambientes internos e, portanto, otimizar a distribuição dos espaços para o melhor conforto ambiental.
  • Avaliar a qualidade do ar interior em relação à dispersão de poluentes e contaminantes.




Fontes: 

http://pt.wikipedia.org/wiki/T%C3%BAnel_de_vento
http://www.ipt.br/solucoes/2-servicos_de_pdi_em_engenharia_do_vento_e_qualidade_do_ar_interior.htm
http://redeglobo.globo.com/sp/tvdiario/diarioecologia/videos





Abaixo link de uma reportagem muito interessante a respeito de utilização de Túnel de Vento na construção civil.


http://www.youtube.com/watch?v=-DdSFoP58LI




Aluno: Leonardo Felisberto Olivier

Um comentário:

  1. Olá pessoal, eu sou Adrik Vadim morando na cidade de Kurgan, quero compartilhar aqui com vocês como o Sr. Benjamin me ajudou com um empréstimo de 15.000.000,00 rublos para iniciar minha entrega de bebidas depois de tudo em que trabalho vários hotéis aqui em kurgan apenas para ganhar a vida, mas infelizmente eu ainda estava tendo dificuldades para pagar um aluguel, mas agradeço a Deus agora que sou autônomo agora com 5 trabalhadores trabalhando sob meus cuidados. Apenas se você estiver procurando por liberdade financeira, aconselhamo-lo a entrar em contato com o Sr. Benjamin com este e-mail abaixo e também com o número do aplicativo. lfdsloans@outlook.com + 1-989-394-3740.

    ResponderExcluir