sábado, 15 de junho de 2013

Medição de vazão no tubo de Venturi

O efeito Venturi (também conhecido como tubo de Venturi) consiste em que um fluido em movimento dentro de um conduto fechado diminui sua pressão ao aumentar a velocidade depois de passar por uma zona de seção menor. Se neste ponto do conduto se introduz o extremo de outro conduto, se produz uma aspiração do fluido contido neste segundo conduto. Este efeito, demonstrado em 1797, recebe seu nome do físico italiano Giovanni Battista Venturi (1746-1822). O efeito Venturi é explicado pelo Princípio de Bernoulli e o princípio de continuidade de massa. Se o caudal de um fluido é constante, mas a seção diminui necessariamente a velocidade aumenta após atravessar esta seção. Pelo teorema da conservação da energia se a energia cinética aumenta, a energia determinada pelo valor da pressão diminui obrigatoriamente.

Para o cálculo da vazão pode-se utilizar a seguinte expressão:



Onde: C = coeficiente que depende do número de Reynolds e da relação             D 2/D1, no entanto, seu valor varia de 0,95 a 0,99, sendo adotado o maior valor para diâmetros maiores.


Esquema do efeito Venturi-
Aplicações do efeito Venture
·         Hidráulica: A depressão gerada em um estreitamento ao aumentar a velocidade do fluido, se utiliza freqüentemente para a fabricação de máquinas que proporcionam aditivos em uma condução hidráulica. É muito freqüente a utilização deste efeito "Venturi" nos misturadores do tipo Z para adicionar espumógenos em uma condução de água para a extinção de incêndios.
·         Aeronáutica: Ainda que o efeito Venturi seja utilizado freqüentemente para explicar a sustentação produzida em asas de aviões o efeito Venturi por si só não é suficiente para explicar a sustentação aérea. Além disso, se utiliza este tubo para prover sucção aos instrumentos que trabalham com vácuo como a trompa de vácuo, de uso laboratorial, coordenador de giro,horizonte artificial,etc.) nos aviões que não estão providos de bombas mecânicas de vácuo.
·         Airsoft: As réplicas usadas neste brinquedo podem ter um sistema chamado HopUp que provoca que o projétil seja arremessado realizando um efeito circular, o que aumenta o alcance efetivo da réplica.
·         Aerógrafo: A aplicação de tinta realizada pelos modelos de sucção é efetuada graças ao efeito.
·         Motor: O carburador aspira ao carburante por efeito Venturi, misturando-o com o ar (fluido do conduto principal), ao passar por um estrangulamento.
·         Purificação de água: Nos equipamentos ozonificadores de água, se utiliza um pequeno tubo Venturi para efetuar uma sucção do ozônio que se produz em um depósito de vidro, e assim misturá-lo com o fluxo de água que sai do equipamento com o intuito de destruir as possíveis bactérias patogenias e de desativar os vírus e outros microorganismos que não são sensíveis à desinfecção com cloro.
·         Tubos de Venturi: Medida de velocidade de fluidos em conduções e aceleração de fluidos.
·         Aquariofilia: Nas tomadas de bombas de água ou filtros, o efeito Venturi é utilizado para a injeção de ar e/ou CO2.

·         Pneumática: Para aplicações de ventosas e ejetores.


Acadêmico: Edvaldo Silvestri

Nenhum comentário:

Postar um comentário