sexta-feira, 14 de junho de 2013

Pressão Hidrostática

Bom vou falar um pouco sobre Pressão Hidrostática. A hidrostática, também é chamada estática dos fluidos. Hidrostática refere-se a água , que foi o primeiro fluido a ser estudado, assim por razões históricas mantém-se o nome é a parte da física que estuda as forças exercidas por e sobre fluidos em repouso.

Pressão Hidrostática 

Considere um volume cubico de água. Estando este em repouso, o peso da água em cima dele necessariamente estará contra balançado pela pressão interna neste cubo. Para um cubo cujo volume tende para zero, ou seja um ponto, esta pressão pode ser expressa por :

P = pgh
em que, usando unidades no sistema SI,
P é a pressão hidrostática em pascal,
p é a massa especifica da água, ou densidade em quilogramas por metro cubico,
g ou a é a aceleração da gravidade em metros por segundo quadrado,
h é a altura do liquido por cima do traço em metros.

No caso de a pressão atmosférica não ser desprezível, é necessário acrescentar o valor de sua pressão, tomando a equação o seguinte aspecto.

P = po + pgh

Pressão Atmosférica 

A pressão Atmosférica é a pressão hidrostática causada pelo peso do ar acima do ponto de medição. Áreas de baixa pressão tem menos massa atmosférica acima do local, enquanto que as áreas de alta pressão tem mais massa atmosférica acima do local. Da mesma forma, quanto maior for a elevação, menos massa atmosférica acima haverá, por isso que a pressão diminui com o aumento da altitude.

Para entender melhor sobre pressão hidrostática veja o vídeo.




Aluno: Jonathan Johnson Heerdt

5 comentários: