sexta-feira, 28 de outubro de 2016

abastecimento de agua

unisul
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA
ELIAS MARTINS DA SILVA












Fenomenos do transportes
professora: maria lucia












Tubarão
                                                                   2016
Introdução
Hoje com a falta de água no nosso planeta, principalmente com a questão ambiental onde o homem usa tal recurso erradamente temos que apresentar novas maneiras de captação e utilização das águas. Existem vários tipos de captação de água para nosso abastecimento que possam ser  viáveis do ponto de vista técnico, financeiro e ambiental .

























O maior problema da humanidade para o futuro com certeza será a falta de água potável no mundo, um problema onde poderá desencadear guerras por tal recurso.
Uma proposta que sempre entra em pauta quando o assunto é a possível falta de água no mundo é a dessanilização da água do mar, método onde se usa de métodos físico-quimicos para retirar o sal presente na água dos mares. A água salgada não pode ser consumida pelo ser humano, pois leva à desidratação,  e também não pode ser usada em indústrias e na agricultura porque destruiria as máquinas usadas e mataria as plantações. Por isso, há a necessidade de transformar água salgada em água doce e potável. O maior empecilho para tal técnica é que ela se torna cara e trabalhosa para execução  e para algumas regiões se torna inviável .  Elas são mais necessárias em locais onde a água doce é bastante limitada ou escassa.
Temos 3 técnicas mais utilizadas atualmente  para tal atividade.
Destilação:  trata-se do aquecimento da água do mar, que atinge seu ponto de ebulição e passa para o estado de vapor, indo para um condensador onde é resfriada e retorna ao estado líquido. Essa água líquida é coletada em outro recipiente enquanto os sais ficam no recipiente original.
Congelamento :  O método de congelamento mais  é o processo de resfriamento secundário, em que se retira o calor da água do mar por passar pelo seu meio o butano.
Nesse processo, a temperatura em que a água do mar encontra-se é maior que a temperatura de ebulição do butano. Por isso, quando o butano passa pelo interior da água do mar, ele passa para o estado gasoso, o que envolve retirar o calor da água, que, por sua vez, congela.
Ao congelar, a água é separada de seus sais, mas eles depositam-se na superfície do gelo. Por isso, é preciso retirar o sal de cima dos cristais de gelo. O gelo lavado é então liquefeito em outra unidade por meio do calor do mesmo butano vaporizado que foi aquecido. Assim, o gelo vira água líquida e o butano volta ao estado líquido, podendo ser reutilizado.
Osmose reversa ou invertida: .Consiste colocar água do mar de um lado e água pura de outro, separando-as por uma membrana semipermeável, podemos aplicar uma pressão elevada ( superior a 30 atm) sobre a água do mar. O resultado será a osmose inversa, ou seja, as moléculas da água salgada irão em direção à água pura, afastando-se dos seus sais.
Essa técnica se torna cara porque necessita de motores para aplicar pressão necessária , é o método mais utilizado hoje.






Conclusão
Sabemos da importância da água potável em nossas vidas, então para que possamos evitar uma catástrofe hídrica temos que  saber utilizá-la com inteligência, mas o futuro que nos aguarda está se encaminhando para tal problemática então nós como engenheiros temos que saber utilizar nossos conhecimentos para amenizarmos o problema e encontrar alternativas para não só o tratamento mais sim também a captção da água .



Referencia bibliográfica
http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/curiosidades/o-que-dessalinizacao-agua.htm


Nenhum comentário:

Postar um comentário