segunda-feira, 31 de outubro de 2016

O uso de túneis de Vento na Construção civil

Por Angela Gonçalves e Lucas Ronchi.


Os Tuneis de vento são uma grande estrutura que podem simular  o comportamento do ar nos objetos inseridos dentro dele. A instalação permite observar o movimento do ar ao redor dos itens, o que não é possível realizar facilmente em uma situação normal. Muito usado para projetos de carros, aviões e construção civil.

Os projetos estruturais são baseados na norma brasileira NBR 6123:1988 (Forças Devidas ao Vento em Edificações) que permite prever o comportamento da estrutura perante os efeitos do vento. Mas a norma apenas fornece dados para estruturas de geometria simples, porém, há situações que fogem das previstas na norma, principalmente quando se trata de estruturas com formas esféricas ou cilíndricas, edificações altas e esbeltas e pontes estaiadas.


Os ensaios no túnel de vento, preocupam-se em reproduzir as características geométricas do protótipo em modelo em escala reduzida, o qual deve ser o mais rígido possível, de forma a evitar vibrações. Medem-se a pressão nas superfícies externas e internas do modelo ou instrumenta-se o modelo com células de carga.

          Projetos importantes de grandes arquitetos do Brasil e do exterior, e estádios de futebol, alguns com conceitos sustentáveis e tecnologia verde, foram testados no túnel de vento do IPT (instituto de pesquisas tecnológicas), e outros com objetivo a aperfeiçoar a estrutura.

                                     Túnel de Vento do IPT

  Referências

Instituto de pesquisas tecnológicas (IPT), Ação do vento nas edificações. Disponivel em: < http://www.ipt.br/solucoes/369.htm>. Acesso em 28 de outubro 2016

Tec Mundo, para que servem os túneis de vento. Disponível em: <http://www.tecmundo.com.br/simuladores/33494-para-que-servem-os-tuneis-de-vento-.htm. >. Acesso em 28 de outubro de 2016.


Portal Metálica, Ensaio em túnel de vento garantem segurança e economia a projetos com estruturas complexas. Disponível em: http://wwwo.metalica.com.br/arquitetura/tecnologia-a-favor-dos-ventos-ensaios-em-tunel-de-vento-garantem-seguranca-e-economia-a-projetos-com-estruturas-complexas. Acesso em 28 de outubro de 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário