segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Sistema De Transferência De Fluidos No Automóvel - Fenômenos De Transportes

Projeto de Pesquisa apresentado ao Curso de Fenômenos de transporte, da Universidade do Sul de Santa Catarina.

GUSTAVO PIRES, JEAN BARBOZA RODRIGUES E MORONI SCREMIN DA SILVA
Orientador: Prof.ª Maria Lúcia Soares Cochlar

INTRODUÇÃO
Sistema de transferência compõe é um conjunto de componentes que se possa transferir um determinado fluído, por exemplo, óleo ou combustíveis. Estes sistemas são utilizados em transporte, fabricação e nas industrias automotivas e aeroespaciais, elas podem variar muito, dependendo da configuração e do tipo de fluídos que será usado na transferência. Os componentes comuns destes sistemas podem ser utilizados mangueiras, tubos, válvulas e acessórios, entre outros.

OBJETIVO
Expor aos acadêmicos da matéria de Fenômenos de transporte do curso de Engenharia Civil, da Universidade do Sul de Santa Catarina, um sistema de transferência de fluido – métodos, funções – utilizado em bombas.

SISTEMA DE TRANSFERÊNCIA DE FLUIDO NO AUTOMÓVEL
A mecânica dos fluidos nos automóveis e extremamente importante, pois dependem dela para o seu bom funcionamento, por exemplo, o sistema de arrefecimento que tem como objetivo controlar a temperatura do motor do automóvel e lubrificação com a finalidade de reduzir o atrito e o desgaste entre duas superfícies sólidas em movimento, fluidos de freios que é utilizado em sistemas hidráulicos de frenagem em veículos com baixa compressão e nível muito alto de ebulição, e entre muitos outros.
Já nos transportes de combustível para o sistema de alimentação de o motor ter um bom funcionamento, todas as suas condições de trabalho, como carga, rotação e temperatura dependem do bombeamento do combustível do tanque que é composto pelo motor elétrico, conjunto de alta pressão e o filtro.
Um exemplo de um sistema para transferência de fluido é uma bomba dos postos de gasolina, a partir de um tanque estacionário para um tanque localizado no interior do carro. A transferência também acontece no interior do veiculo, como por exemplo, sistema de injeção de combustível, o arrefecimento do motor e o ar condicionado são para mover o fluido.
Para transferência mais extensas de fluidos são utilizados em setores como transporte, ou seja, para transportar grandes volumes de fluido para um local de armazenamento ou para distribuição. Como indústria petrolífera utiliza para transportar óleo da plataforma para navios petroleiros em seguida o fluido é enviado para a refinaria onde o óleo é bombeado através de bombas.
Existem dois tipos de bombas de combustível sendo eles o mecânico e o elétrico. As duas têm a função de alimentar o motor com combustível que são divididas em duas partes chamadas de diafragma seu movimento para cima e para baixo em conjunto provoca uma pressão no tanque de combustível.


BOMBA DE GASOLINA MECÂNICA
Figura 1 – Exemplo de uma bomba mecânica

No momento em que o diafragma é puxado para baixo, a válvula de entrada se abre e a pressão puxa o combustível. A mola empurra o diafragma para cima e a pressão, que agora é contrária, fecha a válvula de entrada e abre a de saída, por onde o combustível é bombeado para o motor. O diafragma é comandado por um eixo excêntrico ligado ao comando de válvulas.
As bombas mecânicas são dispositivos concebidos para mover os líquidos com pressão suficiente para transmitir a energia no corpo de fluido. Esta é uma forma bastante técnica de dizer que uma bomba mecânica bombeia um fluido, tipicamente um óleo de baixa viscosidade, com força suficiente de modo que possa ser usado para desempenhar um trabalho.

BOMBAS DE GASOLINA ELÉTRICA
Figura 2 – Exemplo de bomba elétrica


A partida do motor dá início aos impulsos eletromagnéticos provocados por um Eletroímã.
A haste ligada ao diafragma é atraída para baixo dando início ao vai-e-vem que provoca o fluxo de combustível. Tanto na bomba mecânica quanto na elétrica, a gasolina passa por um filtro que evita que alguma impureza prejudique o funcionamento do motor.
Após a gasolina ser puxada pela bomba e jogada no motor, ela passa pelos bicos injetores e em seguida vai para a válvula de admissão que por sua vez e comprimida pelo pistão assim ocorre uma pequena explosão, essa e a fase da compressão. Logo após isso ocorrer a gasolina explode e se transforma em gás, que é liberado pela válvula de escape.


Conclusão
Analisada algumas das aplicações da mecânica dos fluidos na sociedade pode-se concluir que o estudo e conhecimento dos conceitos e princípios desta disciplina são indispensáveis para o projeto de qualquer sistema onde haja a existência de fluidos. Sistemas que não incluem essa disciplina para análise e criação de um projeto não possuem uma vida útil estável.
A partir disto pode se colocar a mecânica dos fluidos como uma disciplina não só exclusiva, mas integradora que quando aplicada com conceitos de outras disciplinas pode trazer grandes contribuições para a sociedade.


REFERENCIAS
FACIL, F. (s.d.). Bomba de gasolina /bomba de combustível. Acesso em 30 de outubro de 2016, disponível em fazer facil: http://www.fazerfacil.com.br/carros/bomba_gasolina.htm
INDUSTRIAL, M. (s.d.). O que é um sistema de transferência de fluidos. Acesso em 20 de outubro de 2016, disponível em mecanica industrial: http://www.mecanicaindustrial.com.br/412-o-que-e-um-sistema-de-transferencia-de-fluidos/
M., I. (s.d.). Tipos de bombas hidráulicas. Acesso em 30 de outubro de 2016, disponível em mecanica industrial: http://www.mecanicaindustrial.com.br/135-tipos-de-bombas-hidraulicas/


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