segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Turbina portátil utiliza da água corrente para gerar eletricidade:

A turbina é pequena, portanto, fácil de transportar e também de manusear. Por isso você não terá maiores problemas em colocá-la dentro da água para garantir umas horas a mais de GPS ou de bateria de celular. É o dispositivo perfeito para momentos em que é impossível ficar desconectado.
O dispositivo foi criado pela empresa sul-coreana Enomad, que pensou em um produto para ter vantagem em cima dos outros geradores de mão: funcionar a partir de água corrente e utilizar da energia hidrelétrica. Essa turbina é a primeira que utiliza de um recurso que não tem pausas, diferente daqueles que precisam da energia solar ou da intensidade dos ventos. Independente das condições do clima, ele poderá ser útil.
Além de funcionar como carregador de equipamentos, ele ajuda a iluminar, transformando-se em lanterna. Segundo os inventores do equipamento, ele tem a capacidade de gerar até 5W de energia, mesmo ao ser inserido em um local com baixa corrente de água. Outra boa notícia é que ele também pode ser acoplado na traseira de um caiaque ou outro barco, por exemplo.

A pequena turbina portátil tem apenas 24 centímetros de comprimento, 6 centímetros de diâmetro e pesa 800 gramas. A bateria utilizada no mecanismo é de 6400 mAh,  e pode ser recarregada totalmente em 4 horas.
Ele ainda conta com uma saída USB padrão, dando a oportunidade para você carregar o dispositivo que você quiser. Além disso, também possui uma lâmpada de LED, que oferece quatro modos de iluminação.

Os sul-coreanos não são estreantes em criações como o Estream. Eles já são conhecidos por idealizarem uma pequena usina instalada em um dos córregos mais famosos da capital Seul. Denominada Cheonggyecheon, o sistema comportou três mini-turbinas hidrelétricas.
OBS.: Ainda não há data para o lançamento do produto em larga escala. Na realidade, os criadores estão em busca de financiamento coletivo para dar continuidade a esse objetivo. Veja abaixo um vídeo que explicar melhor sobre o funcionamento da turbina portátil:
Fonte: Ciclo Vivo

Alunos: João Henrique Soares Bardini, Erickson de Oliveira David
Curso: Engenharia civil - Unisul

Nenhum comentário:

Postar um comentário