Daiana Eger Michels e Juliana Goulart Moraes
Resumo: Os túneis de vento são equipamentos que tem por objetivo simular e
estudar o efeito do movimento do ar sobre ou ao redor de objetos sólidos. A instalação
desses equipamentos permite observar o movimento do ar ao redor dos itens
inseridos dentro dele. Na construção civil, o túnel de vento é feito para
analisar o desempenho aerodinâmico de construções em escala reduzida,
utilizando maquetes. Os ensaios permitem determinar os efeitos da carga de
vento sobre estruturas de edifícios, pontes e outras estruturas especiais,
fornecendo ao projetista dados que aumentam a confiabilidade do cálculo
estrutural.
Palavras-chave: Túnel de Vento. Construção
Civil. Ensaios de Edificações.
1 TÚNEIS DE VENTO
Os túneis de vento são
equipamentos que tem por objetivo simular e estudar o efeito do movimento, dos
deslocamentos e do comportamento do ar com intensidades variáveis sobre ou ao
redor de diversos tipos de objetos sólidos como aviões, automóveis, cápsulas
espaciais, edifícios, pontes, antenas e outras estruturas de construções civis
para a determinação de parâmetros nos projetos. A instalação desses
equipamentos permite observar o movimento do ar ao redor dos itens inseridos
dentro dele, o que não é possível realizar facilmente em uma situação normal.
1.1 HISTÓRICO
A partir do século XIX teve início a criação
dos primeiros túneis de vento junto às primeiras investigações aeronáuticas.
Para demonstrar que não é
necessário que o corpo esteja em movimento para ensaiar sua capacidade
aerodinâmica foi desenvolvido o primeiro túnel de vento, onde o objetivo era
analisar que mesmo estando o corpo parado e o ar em movimento é possível
realizar medições de as forças aerodinâmicas nele aplicado.
Com o início da Segunda
Guerra Mundial foram construídos túneis de vento de maiores dimensões para a
realização de ensaios em aeronaves militares.
No decorrer do tempo o
túnel tomou papel importante para testes, sendo aplicado em automóveis e nas construções
civis.
Antes que os testes com
túneis de vento pudessem ser projetados, o engenheiro inglês e matemático
Benjamim Robins (1707 – 1751) inventou um braço girando para medir a força de
arrasto por meio do qual realizou as primeiras experiências na aviação.
O primeiro túnel de vento,
acionado por uma máquina a vapor, foi construído na Inglaterra em 1871, para a
“Aeronautical Society of Great Britain”, por um dos fundadores dessa
associação, Frank H. Wenham (GORECKI, 1988).
Desta época até os dias
atuais, muitos aspectos evoluíram, o que influenciou diretamente na qualidade
do escoamento e das medidas, preocupação sempre presente nos estudos e
desenvolvimentos de produtos e técnicas (JUNIOR, 2009).
1.2 TIPOS DE TÚNEIS DE VENTO E CARACTERÍSTICAS
Segundo SANTOS,
geralmente os túneis de vento são formados por ventiladores, tubos para a
circulação do ar, corredores para o escoamento e uma área reservada para os
ensaios. Os túneis de vento podem ser classificados com base na velocidade do
fluxo de ar na seção de teste e com base na forma.
1.2.1
Túneis De
Vento Com Base Na Velocidade
De acordo com SANTOS:
• Túnel de Vento
Subsônico: a velocidade máxima do escoamento neste tipo de túnel de vento pode
ser 135 m/s. Este tipo de túnel de vento é mais rentável, devido à simplicidade
do design e baixa velocidade do vento.
• Túnel de Vento Transônico: a velocidade
máxima na seção de teste do túnel de vento transônico pode alcançar 340 m/s.
Este túnel de vento é comum na indústria aeronáutica, pois, a maioria dos
aviões opera em torno desta velocidade.
• Túnel de Vento Supersônico: velocidade do ar
na seção de teste do túnel de vento varia de 340 m/s até 1700 m/s. Os
requisitos de energia para este túnel de vento são elevados.
• Túnel de Vento
Hipersônico: a velocidade do vento na seção de teste deste tipo de túnel de
vento pode medir entre 1700 m/s e 5100 m/s. Isso é possível usando bocais
divergentes.
1.2.2
Túneis De
Vento Com Base Na Forma
Segundo SANTOS:
• Túnel de Vento de Circuito
Aberto: Esse tipo de túnel de vento é aberto em ambas às extremidades. As
chances de partículas de sujeira entrar com o ar são altas. Podem ser divididos
em duas categorias: Túnel Suckdown e Túnel Ventilador.
a)
Túnel Suckdown: com a entrada aberta para a atmosfera, o ventilador axial ou
centrífugo é instalado após a seção de teste.
b)
Túnel Ventilador: um ventilador é instalado na entrada do túnel de vento que
empurra o ar para dentro.
•
Túnel de Vento de Circuito Fechado: o ar circula no sistema de uma forma
regulada. As chances de sujeira que entrarem no sistema são muito baixas. O
fluxo é mais uniforme do que no tipo aberto. A indústria aerodinâmica usa estes
túneis de vento para testar modelos de aviões propostos.
2
TÚNEIS DE VENTO NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Na construção
civil, o túnel de vento é utilizado para analisar o desempenho aerodinâmico de
construções em escala reduzida, utilizando maquetes. Os ensaios permitem
determinar os efeitos da carga de vento sobre estruturas de edifícios, pontes e
outras estruturas especiais, fornecendo ao projetista dados que aumentam a
confiabilidade do cálculo estrutural.
No túnel de vento, também é possível
determinar a influência das edificações próximas e da topografia do entorno da construção,
analisar a ventilação dos ambientes internos e avaliar a qualidade do ar
interior em relação à dispersão de poluentes e contaminantes. Sua aplicação
está diretamente relacionada às situações que exigem informações com mais
exatidão e confiabilidade ou quando o conhecimento a respeito das cargas de
vento recai sobre condições que fogem às previstas nas normas técnicas, tal
como a NBR 6123:1998.
Os
ensaios em Túnel de Vento realizados com modelos em escala reduzida são
importantes para:
- Aumentar a
confiabilidade e a efetividade da construção e, também, reduzir os custos
de projetos estruturais.
- Permitir a avaliação da
influência de outras edificações e coberturas do solo próximas sobre a
construção analisada. Neste ponto, é importante assinalar que as
construções em grandes metrópoles estão geralmente situadas em zonas de
alta densidade de edificações.
- Permitir um estudo mais
eficiente sobre a ventilação dos ambientes internos e, portanto, aperfeiçoar
a distribuição dos espaços para o melhor conforto ambiental.
- Avaliar a qualidade do
ar interior em relação à dispersão de poluentes e contaminantes.
Segundo Padovezi diretor de Operações e
Negócios do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), para atender as demandas
crescentes por testes de segurança estrutural em setores como o da construção
civil, o IPT construiu e opera um Túnel de Vento de Camada Limite
Atmosférica, uma ferramenta necessária e, ao mesmo tempo, eficaz para atender
à demanda do governador Geraldo Alckmin por estudos técnicos visando ao reforço
estrutural das edificações que possam ser submetidas a fortes ventanias. “A
competência multidisciplinar, técnica e laboratorial do Instituto estará à
disposição de São Paulo na busca de soluções de projeto que contribuam para
minimizar os impactos das mudanças climáticas”.
2.1 EFEITO DOS VENTOS EM EDIFICAÇÕES
A ação dos
ventos é um dos fatores mais importantes a serem considerados no
dimensionamento de estruturas e coberturas das construções. A norma de
referência usada no cálculo da maioria dos projetos é a NBR 6.123:1988 - Forças
Devidas ao Vento em Edificações, que fixa as condições exigíveis na
consideração das forças devidas à ação estática e dinâmica do vento, para
efeitos de cálculo de edificações.
Mas, essa
norma não pode ser aplicada em projetos de edifícios muito altos e esbeltos ou
com fachada curva, coberturas de estádios, pontes estaiadas e pênseis. Nesses
casos, o vento interage de forma menos previsível com a construção, exigindo
ensaios em modelos reduzidos no túnel de vento para o dimensionamento seguro
das estruturas.
A incidência
de ventos fortes na fachada da edificação pode produzir efeitos indesejáveis
para o projeto e para os usuários, como vibrações exageradas na estrutura,
momentos excessivos nas fundações, grandes velocidades e turbulências nas áreas
de circulação de pedestres e danos à cobertura, em especial àquelas com grandes
superfícies inclinadas.
2.2 ENSAIO DE EDIFICAÇÕES
O túnel de vento do IPT e seu similar
da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) são os dois equipamentos
atualmente mais utilizados no País para ensaios de modelos reduzidos de pontes
e edifícios.
O túnel do IPT tem estrutura
metálica, fechamento de madeira e janelas de vidro próximas à barreira
castelada e à mesa giratória. Tem, no total, 40 m de comprimento. A câmara de
ensaio tem cerca de 28 m de comprimento e 6 m² de seção interna. A entrada do
túnel possui uma moldura com cantos arredondados.
O vento característico das cidades é
recriado com auxílio de três dispositivos: a barreira castelada (no piso, ao
fundo), os quatro geradores de vórtices (na vertical) e os blocos de madeira
(no piso, em primeiro plano).
A câmara de ensaio do túnel de vento
do IPT tem seção livre de 6 m² e cerca de 28 m de comprimento, da contração ao
ventilador. A velocidade do vento é medida em diferentes pontos por tubos de
Pitot.
Quando os pesquisadores desejam
mapear o escoamento de ar na estrutura, eles lançam sobre a maquete fumaça de
óleo vegetal. As luzes internas são, então, apagadas e o modelo é bombardeado
com flashes de laser verde, ao mesmo tempo em que o conjunto é filmado por
câmeras de alta velocidade.
A partir das medições feitas
no modelo reduzido, são determinados os coeficientes de pressão e de arrasto,
adimensionais, que são fornecidos ao projetista estrutural para uso nos
cálculos das solicitações da edificação.
2.3 INSTRUMENTAÇÃO
A maquete reduzida é dotada de
centenas de orifícios para tomada de pressão durante o ensaio no túnel de
vento. De cada orifício sai uma pequena mangueira flexível ligada a um ponto no
sensor de pressão
Dependendo do número de tomadas de
pressão na maquete, podem ser usados um ou mais sensores de pressão
piezorresistivos, já que cada um tem 64 pontos de medição. Eles digitalizam os
dados para serem processados em computador.
O software faz a análise dos valores
e cria um mapa tridimensional que mostra como se distribui a pressão aplicada
pelo vento nos diversos pontos da estrutura. Nas áreas vermelhas, a pressão do
vento tem valores maiores e nas áreas azuis a pressão é negativa.
3 CONCLUSÃO
Através desse artigo podemos
concluir que o uso do túnel de vento é importantíssimo para a construção civil,
pois é ele que nos permite analisar o desempenho aerodinâmico de construções em
escala reduzida.
Os ensaios feitos com esse
equipamento permitem determinar os efeitos da carga de vento sobre estruturas
de edifícios, pontes e outras estruturas especiais, fornecendo ao projetista
dados que aumentam a confiabilidade do cálculo estrutural e garantem em parte o
desempenho satisfatório desejado que a construção deva atingir para resistir
aos ventos aos quais será submetida em sua vida útil. Com esse estudo podemos
ter uma prévia de acontecimentos e problemas que podem vir a existir em
construções futuras.
Esse artigo também foi
importante para conhecermos um pouco como é um túnel de vento, como ele surgiu,
os tipos e como funcionam os ensaios feitos com esse equipamento. Conhecemos
também como ocorre o funcionamento e como é feita a análise dos dados coletados
no IPT, o túnel de vento que é mais utilizado no país e em seu similar da
Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Assim passamos
a dar mais atenção para esses ensaios, pois são esses que nos permitem
diagnosticar se a edificação vai resistir, por exemplo, a grandes ventanias e
tempestades que podem ocorrer a qualquer hora, mantendo os efeitos estéticos
desejáveis da edificação e o conforto
psicológico e segurança aos usuários.
WIND TUNNEL:
SAFETY AND INNOVATION IN CONSTRUCTION
Abstract: Wind
tunnels are equipment that aims to simulate and study the effect of air
movement over or around solid objects. The installation of this equipment
allows us to observe the movement of air around the items inserted into it. In
construction, the wind tunnel is made to analyze the aerodynamic performance of
buildings on a small scale, using scale models. The tests for determining the
wind load effects on structures of buildings, bridges and other special
structures, providing the designer with data that increases the reliability of
structural calculation.
Keywords: Wind Tunnel. Construction. Building tests.
EBAH. “Túnel de Ventos em Edificações”. Disponível
em: <http://www.ebah.com.br/content/ABAAABAHUAC/tunel-ventos-edificacoes>. Acesso em 13 de out. de 2016.
FARIA, Renato.
Colaboração MASO, Isabelle A. Dal. “Visita Técnica - Como funciona o túnel de
vento do IPT”. Disponível
em: <http://techne.pini.com.br/engenharia-civil/208/como-funciona-o-tunel-de-vento-do-ipt-319316-1.aspx>. Acesso em 13 de out. de 2016.
IPT. “Edificação em túnel de vento”. Disponível
em: <https://construcaocivilpet.wordpress.com/2013/09/27/edificacao-em-tunel-de-vento/>. Acesso em 13 de out. de 2016.
LIMA, Luana. “Para que servem os túneis de vento?”. Disponível
em: <http://www.tecmundo.com.br/simuladores/33494-para-que-servem-os-tuneis-de-vento-.htm>. Acesso em 13 de out. de 2016.
ADRIANO, Kássio. “BDE Explica: Como funciona um túnel de
vento?”. Disponível em: <http://blogdaengenharia.com/tunel-de-vento-voce-sabe-como-funciona/>. Acesso em 15 de out. de 2016.
PAIVA, Cida. “Ensaios de cargas de vento”. Disponível
em: <https://arcoweb.com.br/finestra/tecnologia/aerodinamica-das-construcoes-01-01-2006>. Acesso em 15 de out. de 2016.
SANTOS, Altair. “Túnel de vento: vital para prédios esbeltos”.
Disponível em: <http://www.cimentoitambe.com.br/tunel-de-vento-indispensavel-para-predios-esbeltos/>. Acesso em 15 de out. de 2016.
SANTOS, Altair. “Túnel de vento agrega segurança e inovação
às obras”. Disponível em: <http://www.cimentoitambe.com.br/tunel-de-vento-agrega-seguranca-e-inovacao-as-obras/>. Acesso em 15
de out. de 2016.
SANTOS, Adalberto
Rodrigo dos, SILVA, Bruno
Washington Xavier da, NETO, Francisco
Santiago, LOPES, Laura Dias e DIONÍSIO, Thais Honório . “Elaboração de túnel de vento para aplicações de ensaios aerodinâmicos”.
Disponível em: <file:///C:/Users/Info/Downloads/elaborao%20de%20tnel%20de%20vento%20para%20aplicaes%20de%20ensaios%20aerodinmicos.pdf>.
Acesso em 16 de out. de 2016.
APÊNDICE A – Cronograma
de Desenvolvimento dos Túneis de Vento
Tabela 1- Cronograma de
Desenvolvimento dos Túneis de Vento
DATA
|
DESCRIÇÃO
|
DESIGNER
CRIADOR
|
LOCALIZAÇÃO
|
1871
|
Primeiro
túnel de vento
|
Frank
Wenham
|
Grã-
Bretanha
|
1897
|
Túnel
russo
|
Konstantin
Tsiolkovsky
|
Rússia
|
1901
|
Túnel
de 16 polegadas
|
Irmãos
Wright
|
Dayton,
OH Universidade Católica
|
1904
|
Túnel
russo
|
Dimitri
Riabouchsinsky
|
Moscou
|
1909
|
Primeiro
túnel de loop fechado
|
Ludwig
Prandtl
|
Universidade
de
Gottingen
|
1912
|
Túneis
gêmeos
|
Gustav
Eiffel
|
Paris,
França
|
1917
|
Primeiro
túnel moderno
|
Ludwig
Prandtl
|
Universidade
de
Gottingen
|
1923
|
Túnel
de densidade variável
|
Max
Munk
|
Langley
Field
|
1927
|
Túnel
Pesquisa
|
Max
Munk
|
Langley
Field
|
1931
|
Túnel
FullScale
|
Smith
DeFrance
|
Langley
Field
|
1936
|
Primeiro
túnel supersônico
|
Peenenemunde
|
|
1936
|
Kirsten
túnel de alta
velocidade
|
William
Boeing
|
Universidade
de
Wisconsin
|
1938
|
Túnel
de Altitude
|
Massachusetts
Institute of Technology
|
|
1939
|
Túnel
de velocidade de 19
metros
de altura
|
Langley
Field
|
|
1942
|
Primeiro
túnel supersônico
EUA
|
Langley
Field
|
|
1944
|
AWT
|
Al
Young Lou Monroe
|
NACA
Lewis
|
1944
|
40 –
pelo túnel de 80 pés
|
Carl
Bioletti
|
NACA
Lewis
|
1948
|
8 –
pelo túnel de vento 6-Foot Supersonic
|
NACA
Lewis
|
|
1955
|
10 –
pelo túnel de vento de
10 pés
Supersonic
|
NACA
Lewis
|
|
1955
|
Propulsão
túnel de vento
|
AEDC
|
Fonte:<file:///C:/Users/Info/Downloads/elaborao%20de%20tnel%20de%20vento%20para%20aplicaes%20de%20ensaios%20aerodinmicos.pdf>.
Acesso em 16 de out. de 2016.
ANEXO A – Ilustrações
·
Túnel de vento:
Fonte da imagem: Téchne. Para
ampliar a imagem acesse o link: <http://hom2.gerenciadordeconteudo.com.br/produtos/PITE/engenharia-civil/208/imagens/i430803.jpg>
·
Imagens referentes a instrumentação:
“A maquete reduzida é dotada de centenas de orifícios para
tomada de pressão durante o ensaio no túnel de vento. De cada orifício sai uma
pequena mangueira flexível ligada a um ponto no sensor de pressão.” (FARIA e MASO)
Fonte da imagem: Téchne.
“Dependendo do número de tomadas de pressão na maquete, podem
ser usados um ou mais sensores de pressão piezorresistivos, já que cada um tem
64 pontos de medição. Eles digitalizam os dados para serem processados em
computador.”(FARIA e MASO)
Fonte da imagem: Téchne.
“O software faz a análise dos valores e cria um mapa
tridimensional que mostra como se distribui a pressão aplicada pelo vento nos
diversos pontos da estrutura. Nas áreas vermelhas, a pressão do vento tem
valores maiores. Nas áreas azuis, a pressão é negativa.”(FARIA e MASO)
Fonte da imagem: Téchne.
·
Efeito dos ventos em edificações:
Fonte da imagem: Téchne.
·
Exemplos de obras testadas:
Fonte imagem: Téchne. (Figura1/
Figura 2)
Figura 1: Maquete em escala 1:200 da Arena Castelão,
construída em Fortaleza, passou por ensaio no túnel de vento do IPT em
2011. Foram instaladas 180 tomadas de
pressão na cobertura do estádio. Entretanto, como a arquitetura do estádio
previa uma estrutura praticamente simétrica, os dados medidos puderam ser
adotados em outros pontos do projeto. Logo, os resultados obtidos eram
coerentes a um ensaio com cerca de 360 tomadas de pressão.
Figura 2: Arena Pantanal, em
Cuiabá, outro estádio da Copa ensaiado no túnel de vento do IPT. Foram
instaladas 308 tomadas de pressão na maquete do estádio para obter os
coeficientes de pressão na região da cobertura e os carregamentos de vento nos
sistemas de fechamento. Neste caso em particular, incluiu-se nos ensaios uma
maquete do ginásio Aecim Tocantins, por se situar muito próximo à arena e,
desta forma, tem influencia nos ventos incidentes no estádio.
·
Ensaio no túnel de vento em maquetes de prédios a serem construídos na
cidade de Sorocaba, SP:
Fonte da
imagem: IPT.
AGRADECIMENTOS
Agradecemos à nossa professora, Engª Maria Lúcia Soares Cochlar,
pela oportunidade dada. Por meio da qual foi possível ampliar nossos
conhecimentos em um assunto muito importante para nossa futura profissão de
Engenheiras Civis.
Olá pessoal, eu sou Adrik Vadim morando na cidade de Kurgan, quero compartilhar aqui com vocês como o Sr. Benjamin me ajudou com um empréstimo de 15.000.000,00 rublos para iniciar minha entrega de bebidas depois de tudo em que trabalho vários hotéis aqui em kurgan apenas para ganhar a vida, mas infelizmente eu ainda estava tendo dificuldades para pagar um aluguel, mas agradeço a Deus agora que sou autônomo agora com 5 trabalhadores trabalhando sob meus cuidados. Apenas se você estiver procurando por liberdade financeira, aconselhamo-lo a entrar em contato com o Sr. Benjamin com este e-mail abaixo e também com o número do aplicativo. lfdsloans@outlook.com + 1-989-394-3740.
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