segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Alunos : Luiz Antonio Felisberto, Djonatan Damacena de Souza

Aproveitamento de água da chuva com ozônio: um recurso que literalmente cai do céu

A água da chuva é um recurso valioso e gratuito, que literalmente cai do céu. Aproveitar a água de chuva é uma tendência nas construções modernas e sustentáveis, pois permite aproveitar um recurso disponível, que contribui para economizar na conta da água, além de outras vantagens: 
• A água pluvial é gratuita, apenas há custos no projeto de captação;
• A redução do escoamento superficial nas áreas urbanas, pois parte da água pluvial é coletada, armazenada e utilizadas as edificações;
• A conservação da água de qualidade para fins nobres, como as águas subterrâneas;
• Reserva de água em caso de situação de emergências;
• Acessibilidade para as comunidades carentes ou regiões de secas em contato com água para uso.
Atualmente, muitas cidades estão estabelecendo medidas que induzam a utilização de fontes alternativas para captação de água nas novas edificações.


Como funciona?

O sistema consiste em recolher, filtrar, armazenar e disponibilizar esta água para uso em área externa ou interna, de acordo com as recomendações da Norma 15527 da ABTN – Associação Brasileira de Normas Técnicas. De acordo com a norma, a água de chuva só deve ser usada em ambientes urbanos para fins não potáveis (isto é, não deve ser usada para beber, banho, lavagem e cozimento de alimentos). Entre seus principais usos estão: banheiro (descarga de vasos sanitários); regas de hortas e jardins; lavagem de pisos, quintais e automóveis.
Usualmente, os sistemas preveem o aproveitamento da água do telhado (1 litro para cada metro quadrado de telha). A primeira água é descartada, para eliminar os poluentes e depois é dirigida para um filtro que remove as sujidades e detritos (FILTRO CENTRÍFUGO). Após esta etapa, a água é direcionada para um FILTRO DE CARTUCHO, que remove contaminantes menores, barro e impurezas. Após este processo de filtragem, a água é direcionada para uma CISTERNA e o sistema de OZÔNIO, mantém a água desinfetada, livre de microrganismos e algas. Para maior segurança e viabilidade, o sistema deve ser automático, com um controlador ORP, que mantém a concentração e ozônio adequada durante o tempo de armazenagem da água, independente do nível de água do sistema.
Uma BOMBA de recalque ou pressurizadora alimenta os pontos de consumo (caixa d’água não potável e/ou torneiras externas de uso restrito), e abastece a cisterna ou a caixa de água não potável elevada automaticamente em caso de consumo acima da capacidade ou estiagem. O sistema deve ser dimensionado de acordo com o índice pluviométrico médio do local onde será instalado e deve ser projetado para suprir a necessidade de água do condomínio ou residência em questão.

Por que utilizar ozônio?

A água que fica na cisterna poderá ser tratada com ozônio, é um oxidante natural muito eficiente, é 10X mais oxidante que o cloro e é utilizado em processos industriais, no tratamento de águas e do ar. O gás reage com poluentes, elimina cor e odor e ainda possui a capacidade de reduzir ou controlar a carga microbiana. Como ele decompõe-se em oxigênio, é uma alternativa ambientalmente apropriada para biocidas/oxidante halogenados como o cloro.
Comparado ao cloro, o ozônio oferece muitas vantagens, pois é um processo sustentável e não deixa resíduos. O cloro tem sido utilizado como produto de primeira escolha no tratamento de águas no Brasil, no entanto sabe-se que muitos subprodutos são derivados da ação oxidante do Cloro, como a formação de THM (trihalometanos), cloraminas, dioxinas que são produzidas na reação de cloro com matéria orgânica. Estas substâncias são reconhecidas como carcinogênicas.

Em atendimento aos crescentes padrões de qualidade para água, o ozônio aparece como uma alternativa como um produto oxidante altamente eficiente, que não gera produtos químicos ou intermediários residuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário